Como previsto as temperaturas foram a zero graus na madrugada e o céu amanheceu fechado com cerração. Na saída de Cacabelos a ponte sobre o rio Cua congelou! Foi um sufoco pois a pista fica escorregadia e ao segurar a grade da ponte para apoio a mão também escorregava, mas com paciência e cuidado se consegue vencer os obstáculos. A subida pelo acostamento da LE-713 na direção de Pieros foi com alguns deslizes para você ficar mais esperto. Aos poucos a cerração vai sumindo e o sol começa aparecer timidamente elevando a temperatura para os 5 graus. Vencida a longa subida de Pieros continuo pela estrada na direção de Vantuile de Arriba até o Km 13 da LE-713 para entrar na trilha de Villafranca del Bierzo. As trilhas estão firmes e os detalhes são as videiras transformadas em galhos retorcidos, e nem parece que no futuro colheremos frutos para o nosso vinho de cada dia. Uma visita a Iglésia de Santiago, e depois passagem pela Calle del Agua onde residiu o famoso inquisidor Torquemada, e saindo de Villafranca del Bierzo na direção do andadero do rio Valcarce, o meu rio preferido do caminho de Santiago. O sol saiu em definitivo e na chegada ao povoado de Pereje a temperatura está em torno de 9 graus, e ideal para uma boa caminhada. E sempre margeando o rio Valcarce pelo andadero da antiga N-VI chegamos ao povoado de Trabadelo, e depois na direção de La Portela de Valcarce. Estou praticamente na entrada para a subida do Cebreiro amanhã. Não tem outra previsão que não seja cota de neve abaixo de 500 metros para amanhã. Vamos aguardar!
Manoel Brasília.
Direto de La Portela de Valcarce.
O Caminho de Santiago de Compostela em Brasília está presente. Informações atualizadas, palestras e reuniões agendadas. Grupo Peregrino da Paz - Caminho Santiago Brasília. Desde 1999 indicando a 1ª seta amarela do Caminho de Santiago de Compostela.
Quem sou eu
- Manoel Gomes da Silva
- Brasília, Distrito Federal, Brazil
- O primeiro contato com o “Caminho de Santiago” foi em 1994. Após quase dois anos em busca de informações mais consistentes realizei o meu primeiro caminho em junho de 1996. Após os primeiros passos continuo até hoje. Ao longo dos anos foram percorridos diversos caminhos que levam a Santiago de Compostela. Além do tradicional Caminho Francês percorrido por diversas vezes também realizei outros trajetos. Em destaque o " Caminho Aragonês" , “Caminho País Vasco Interior e da Costa”, “Caminho Cantábrico”, “ Caminho Asturiano Interior e da Costa”, “Caminho Primitivo”, “Caminho Inglês”, “Caminho Português”, “Caminho de Madrid”, “Caminho del Ebro” e “Caminho de Antonino. Tive também a oportunidade trilhar a “Ruta del Cares”, a “Islas Cies”, “Vale de Azkoa-Selva Irati”, e outras ramificações de caminhos da Galícia, Navarra e Astúrias.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.