Quem sou eu

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
O primeiro contato com o “Caminho de Santiago” foi em 1994. Após quase dois anos em busca de informações mais consistentes realizei o meu primeiro caminho em junho de 1996. Após os primeiros passos continuo até hoje. Ao longo dos anos foram percorridos diversos caminhos que levam a Santiago de Compostela. Além do tradicional Caminho Francês percorrido por diversas vezes também realizei outros trajetos. Em destaque o " Caminho Aragonês" , “Caminho País Vasco Interior e da Costa”, “Caminho Cantábrico”, “ Caminho Asturiano Interior e da Costa”, “Caminho Primitivo”, “Caminho Inglês”, “Caminho Português”, “Caminho de Madrid”, “Caminho del Ebro” e “Caminho de Antonino. Tive também a oportunidade trilhar a “Ruta del Cares”, a “Islas Cies”, “Vale de Azkoa-Selva Irati”, e outras ramificações de caminhos da Galícia, Navarra e Astúrias.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Perguntas mais frequentes do Caminho de Santiago (II)

3)O que é a Compostela?
"La Compostela" é o nome do certificado oficial que concede a Catedral de Santiago as pessoas que realizam a peregrinação por motivos religiosos.
São requisitos necessários além de uma motivação religiosa percorrer a pé os últimos 100 km, ou a cavalo e bicicleta os últimos 200 km.
O documento que atesta o caminho percorrido é a credencial do peregrino. Ao longo do caminho os peregrinos apõem em sua credencial os “sellos” firmados pelas paróquias, albergues, refúgios, pousadas, bares e pessoas representativas dos locais de passagem.
É utilizada de forma errônea a palavra “Compostelana” que se refere à mulher natural da cidade de Santiago de Compostela.

4)O que é a Credencial do Peregrino?
É um documento da Arquidiocésis de Santiago de Compostela no qual o peregrino carimba um tipo de selo pelos locais por onde passa durante o caminho.
Tal documento tem por finalidade permitir ao peregrino o acesso aos albergues, e também ao final de sua peregrinação ser o documento comprobatório de sua peregrinação para fazer jus a "Compostela"
A credencial do peregrino no Brasil é possível de ser emitida por associações e grupos por todo o Brasil.
Em Brasília ela é emitida gratuitamente pelo Grupo Peregrinos da Paz - Caminho de Santiago
Maiores informações através e-mail para
( manoelbrasilia@terra.com.br )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.