Quando
se abrirem diante de ti vários caminhos e não souberes qual percorrer, não
entres em qualquer um a esmo: senta e aguarda. Respira com a confiante
profundidade com que respiraste o dia que vieste ao mundo. Aguarda e aguarda
ainda mais. Fica quieto, em silêncio, e escuta o teu coração. E, quando ele
falar, levanta e vai aonde ele te levar.
O Caminho de Santiago de Compostela em Brasília está presente. Informações atualizadas, palestras e reuniões agendadas. Grupo Peregrino da Paz - Caminho Santiago Brasília. Desde 1999 indicando a 1ª seta amarela do Caminho de Santiago de Compostela.
Quem sou eu

- Manoel Gomes da Silva
- Brasília, Distrito Federal, Brazil
- O primeiro contato com o “Caminho de Santiago” foi em 1994. Após quase dois anos em busca de informações mais consistentes realizei o meu primeiro caminho em junho de 1996. Após os primeiros passos continuo até hoje. Ao longo dos anos foram percorridos diversos caminhos que levam a Santiago de Compostela. Além do tradicional Caminho Francês percorrido por diversas vezes também realizei outros trajetos. Em destaque o " Caminho Aragonês" , “Caminho País Vasco Interior e da Costa”, “Caminho Cantábrico”, “ Caminho Asturiano Interior e da Costa”, “Caminho Primitivo”, “Caminho Inglês”, “Caminho Português”, “Caminho de Madrid”, “Caminho del Ebro” e “Caminho de Antonino. Tive também a oportunidade trilhar a “Ruta del Cares”, a “Islas Cies”, “Vale de Azkoa-Selva Irati”, e outras ramificações de caminhos da Galícia, Navarra e Astúrias.
segunda-feira, 25 de julho de 2022
Dia de Santiago - Que tenhamos novos caminhos.
sábado, 23 de julho de 2022
A PEREGRINAÇÃO DA VIDA HUMANA
Estamos nos aproximando da festa do
apóstolo Tiago. Aqui em Brasília são muitas as pessoas que já fizeram ou estão
se preparando para fazer o Caminho de
Santiago. O encontro mensal que aqui realizam é um momento prazeroso e
rico, pois elas viveram uma experiência marcante e as suas partilhas são
extremamente enriquecedoras.
Quando se abrirem diante de ti vários caminhos e não souberes qual percorrer, não entres em qualquer um a esmo: senta e aguarda. Respira com a confiante profundidade com que respiraste o dia que vieste ao mundo. Aguarda e aguarda ainda mais. Fica quieto, em silêncio, e escuta o teu coração. E, quando ele falar, levanta e vai aonde ele te levar.
Vocês, peregrinos e peregrinas, estão de acordo com isso? Vocês já tiveram alguma experiência parecida?
Dito com outras palavras precisamos aprender a prestar atenção, mesmo no meio das tempestades, em que direção a brisa sopra.
Um dia um jovem me falou: Várias vezes no decorrer do dia, em meio aos mais diversos acontecimentos, como me faz bem parar um instante e, sem ninguém perceber, prestar atenção ao sopro divino. Para onde a brisa sopra? E suavemente me deixo conduzir por ela.
O peregrino no decorrer da sua aventura vai se familiarizando com a brisa de Deus, com o Deus que fala no profundo do coração. Como passar para os outros uma tão rica experiência de vida? É o desafio missionário do peregrino de Santiago. De todo peregrino!
Pe. Manuel Eduardo Iglesias. SJ.
Nota: Saudoso Pe. Iglésias, orientador do Grupo Peregrinos da Paz de Brasília, natural de Santiago de Compostela.