Quem sou eu

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
O primeiro contato com o “Caminho de Santiago” foi em 1994. Após quase dois anos em busca de informações mais consistentes realizei o meu primeiro caminho em junho de 1996. Após os primeiros passos continuo até hoje. Ao longo dos anos foram percorridos diversos caminhos que levam a Santiago de Compostela. Além do tradicional Caminho Francês percorrido por diversas vezes também realizei outros trajetos. Em destaque o " Caminho Aragonês" , “Caminho País Vasco Interior e da Costa”, “Caminho Cantábrico”, “ Caminho Asturiano Interior e da Costa”, “Caminho Primitivo”, “Caminho Inglês”, “Caminho Português”, “Caminho de Madrid”, “Caminho del Ebro” e “Caminho de Antonino. Tive também a oportunidade trilhar a “Ruta del Cares”, a “Islas Cies”, “Vale de Azkoa-Selva Irati”, e outras ramificações de caminhos da Galícia, Navarra e Astúrias.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Caminho Aragonês 1 - Astún a Canfranc Pueblo.

O Caminho de Santiago Aragonês pode ser iniciado um pouco acima de Puerto Somport na região da Estación de esqui de Astún.
Ao invés de  descer do ônibus de Jaca em Puerto Somport prosseguir até a última parada na Estación de esqui de Astún.
Acima de Astún uma trilha de montanha permite chegar ao sendero da GR10.1 que levará Lourdes e outras trilhas francesas. São trilhas de montanha de certa dificuldade abertas no verão.
Por estrada Astún liga-se a Puerto Somport de onde inicia o Caminho Aragonês tradicional na fronteira da França e Espanha.
De Puerto Somport  o peregrino começa a descer por trilhas de campo na direção da localidade de Candanchú passando pelas ruínas do Hospital de peregrinos Santa Cristina.
São caminhos bem sinalizados e com vistas deslumbrantes dos Pirineus aragoneses.
O caminho prossegue sempre com tendência de descida na direção de Canfranc Estación. Algumas trilhas são pedregosas e estreitas. Possuem sinalizações diversas de outras trilhas de montanha. A sinalização do caminho de Santiago são as setas amarelas e do Sendero GR 65.3 com traços vermelhos e brancos.
Existem duas rotas do Caminho de Santiago para chegar a Canfranc Estación. Uma mais próxima da estrada e outra de montanha seguindo o rio Aragón.
A sinalização atual induz ao peregrino seguir a da estrada, mas a de montanha é mais bonita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.