Quem sou eu

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
O primeiro contato com o “Caminho de Santiago” foi em 1994. Após quase dois anos em busca de informações mais consistentes realizei o meu primeiro caminho em junho de 1996. Após os primeiros passos continuo até hoje. Ao longo dos anos foram percorridos diversos caminhos que levam a Santiago de Compostela. Além do tradicional Caminho Francês percorrido por diversas vezes também realizei outros trajetos. Em destaque o " Caminho Aragonês" , “Caminho País Vasco Interior e da Costa”, “Caminho Cantábrico”, “ Caminho Asturiano Interior e da Costa”, “Caminho Primitivo”, “Caminho Inglês”, “Caminho Português”, “Caminho de Madrid”, “Caminho del Ebro” e “Caminho de Antonino. Tive também a oportunidade trilhar a “Ruta del Cares”, a “Islas Cies”, “Vale de Azkoa-Selva Irati”, e outras ramificações de caminhos da Galícia, Navarra e Astúrias.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Caminho País Vasco Interior - Irún a Hernani / parte I


Etapa 1 – De Irún a Hernani
Distância aproximada: 26,2 quilômetros.
O ponto de partida é a Puente Santiago sobre rio Bidasoa que separa Irún de Hendaye na França. O ponto de referência seria o pavilhão de Feira de Amostras de Irún. Outra referência seria o Hotel Aitana de frente para o rio Bidasoa, e a poucos metros da primeira seta amarela que indica um caminho beira rio onde está localizado um cais de treinamento de regatas. É seguir um belo caminho na direção da Calle Santiago. Logo a as setas amarelas conduzem na direção da Iglésia Nuestra Señora do Juncal. Prosseguindo a boa sinalização chegaremos a Plaza San Juan Harria onde se encontra o Ayuntamiento de Irún. Pelo Paseo Colón prestar atenção onde está a placa de sinalização do caminho que indica duas direções. Na Calle Mayor (Nagusia Karrika) uma sinalização de solo (seta e concha de metal) indica a direção a seguir. Prestar atenção que logo em seguida um poste sinalizador indicará as duas direções! Seguir em frente é o caminho interior na direção de Oiartzun, e seguir à direita é o Caminho da Costa na direção de Hondarribia. Prestando bastante atenção as setas amarelas vão conduzindo do centro da cidade na direção do Colegio La Salle (ponto de referência). Após o colégio um semáforo, e do outro lado da rua já se vê uma placa de madeira sinalizando o caminho para a Calle Beliz. Seguimos subindo a Calle Beliz na direção do Caserio Azpilcueta e Barrio Lapitze. Cruzamos por uma ponte sobre a rodovia e começamos o caminho rural fora de Irún. 
Continua...
Observação.
Quem dispuser de tempo vale a pena pernoitar em Irún e fazer o reconhecimento prévio do centro da cidade até a Calle Mayor onde está à sinalização das duas direções do Caminho País Vasco Interior ou da Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.