Andaderos x Caminhos e Trilhas x Asfalto
Por onde caminham os peregrinos?
Serão através matas fechadas, bosques sem fim, cavernas misteriosas, cachoeiras com transposição mágica, caminhos subterrâneos secretos, e uma série de fantasias que o ser humano intui na sua existência?
Com uma série de rituais catalogados e outros tantos lugares de passos mágicos sai o peregrino na direção de Santiago de Compostela.
Desde o início começam as surpresas ao verificar que a travessia dos pirineus franceses em sua grande parte é realizada por uma estradinha rural asfaltada.
E ao longo do caminho vão se acostumando com alguns termos reais tais como, andaderos, acostamentos, carreteras, pistas de concreto, caminhos de terra batida e finalmente as trilhas que são poucas.
E talvez por essa razão em determinado trecho do caminho surge àquela célebre indagação.
O que estou fazendo aqui?
Pois bem, a partir daí independente por onde pisa o peregrino despe-se de todas as fantasias e começa o seu caminho real.
Surgem os companheiros de caminho, a solidariedade que foi cunhada por alguns de “espírito peregrino”, os acontecimentos inusitados durante o caminho que levam a reflexões profundas, a força interior renovada para vencer os desafios de caminhos tortuosos e difíceis.
E com o passar do tempo o peregrino vai percebendo que o seu caminho real de andaderos, terra batida, asfalto e trilhas estão modificando o seu modo de ver, e o que se passa ao seu redor.
Sem fantasias elaboradas ele encontra o seu caminho para chegar a Santiago Compostela, e muitas vezes já com aquela vontade de retornar a tudo de novo lá do início.
E ainda mais por saber que agora experimentará a sua própria fantasia , e não a fantasia de um mercador de ilusões.
O Caminho de Santiago de Compostela em Brasília está presente. Informações atualizadas, palestras e reuniões agendadas. Grupo Peregrino da Paz - Caminho Santiago Brasília. Desde 1999 indicando a 1ª seta amarela do Caminho de Santiago de Compostela.
Quem sou eu
- Manoel Gomes da Silva
- Brasília, Distrito Federal, Brazil
- O primeiro contato com o “Caminho de Santiago” foi em 1994. Após quase dois anos em busca de informações mais consistentes realizei o meu primeiro caminho em junho de 1996. Após os primeiros passos continuo até hoje. Ao longo dos anos foram percorridos diversos caminhos que levam a Santiago de Compostela. Além do tradicional Caminho Francês percorrido por diversas vezes também realizei outros trajetos. Em destaque o " Caminho Aragonês" , “Caminho País Vasco Interior e da Costa”, “Caminho Cantábrico”, “ Caminho Asturiano Interior e da Costa”, “Caminho Primitivo”, “Caminho Inglês”, “Caminho Português”, “Caminho de Madrid”, “Caminho del Ebro” e “Caminho de Antonino. Tive também a oportunidade trilhar a “Ruta del Cares”, a “Islas Cies”, “Vale de Azkoa-Selva Irati”, e outras ramificações de caminhos da Galícia, Navarra e Astúrias.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.