Emissão da Credencial Oficial do Peregrino de Santiago.

O "Grupo Peregrino da Paz - Caminho Santiago Brasília" está autorizado pelo centro de acolhida do peregrino da catedral de Santiago de Compostela a emitir a "credencial do peregrino". Ela é emitida aqui mesmo em Brasília gratuitamente.

As pessoas interessadas em informações atualizadas do Caminho Santiago, tais como planilhas, listas de albergues e hospedagens, perguntas mais frequentes, e informações básicas entre em contato através e-mail: manoelbrasilia@gmail.com

Quem sou eu

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
O primeiro contato com o “Caminho de Santiago” foi em 1994. Após quase dois anos em busca de informações mais consistentes realizei o meu primeiro caminho em junho de 1996. Após os primeiros passos continuo até hoje. Ao longo dos anos foram percorridos diversos caminhos que levam a Santiago de Compostela. Além do tradicional Caminho Francês percorrido por diversas vezes também realizei outros trajetos. Em destaque o " Caminho Aragonês" , “Caminho País Vasco Interior e da Costa”, “Caminho Cantábrico”, “ Caminho Asturiano Interior e da Costa”, “Caminho Primitivo”, “Caminho Inglês”, “Caminho Português”, “Caminho de Madrid”, “Caminho del Ebro” e “Caminho de Antonino. Tive também a oportunidade trilhar a “Ruta del Cares”, a “Islas Cies”, “Vale de Azkoa-Selva Irati”, e outras ramificações de caminhos da Galícia, Navarra e Astúrias.

sábado, 28 de novembro de 2009

Burgos a Hornillos del Camino

Descida a Hornillos del Camino Uma manhã fria e cinzenta, típica de outono, mas sem chuva. A temperatura em torno de 5 graus se manteve como a de ontem. O importante é iniciar a andar logo para aquecer as roupas. A saída de Burgos é tranquila seguindo o Paseo do rio Arlanzón na direção da Puente Malatos. O caminho prossegue com modificações, pois não precisa passar dentro do parque onde estava o antigo albergue. O caminho é por fora na direção da universidade e viveiro de plantas e logo fica-se livre da cidade na direção de Villalbilla de Burgos. O povovoado vai ficando mais à esquerda, e novos caminhos amplos e sinalizados vencem as novas rodovias que aumentam um pouco o percurso a Tardajos. O povoado de Tardajos que cresceu junto a rodovia N-120 dá um apoio importante com um bar para um lanche. Então inicia a entrada pelo Vale de Hormaza passando por Rabé de La Calzada. Todo o caminho está recuperado e bem sinalizado. Após Rabé a grande surpresa foi o término da trilha com muita lama. Os caminhos rurais foram recuperados e com valas de escoamento. A passagem pelo vale de Hormaza a Fuente Praotorre ficou excelente. A temperatura chegou no vale baixar a 3 graus por causa de um vento ligeiro e garoa em certa parte. Muitas fotos foram tiradas e serão repassadas no futuro. E por final a forte subida para sair do vale, e depois descer na direção de Hornillos del Camino a tradicional cidade fantasma, pois não se vê ninguém na rua, e ainda mais as 3 da tarde com temperaturas de 3 5 graus.
Foi uma boa caminhada para primeiro dia. Para amanhã está previsto chuva, e mais a frente neve.
Vamos aguardar!
Manoel Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.