Quem sou eu

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
O primeiro contato com o “Caminho de Santiago” foi em 1994. Após quase dois anos em busca de informações mais consistentes realizei o meu primeiro caminho em junho de 1996. Após os primeiros passos continuo até hoje. Ao longo dos anos foram percorridos diversos caminhos que levam a Santiago de Compostela. Além do tradicional Caminho Francês percorrido por diversas vezes também realizei outros trajetos. Em destaque o " Caminho Aragonês" , “Caminho País Vasco Interior e da Costa”, “Caminho Cantábrico”, “ Caminho Asturiano Interior e da Costa”, “Caminho Primitivo”, “Caminho Inglês”, “Caminho Português”, “Caminho de Madrid”, “Caminho del Ebro” e “Caminho de Antonino. Tive também a oportunidade trilhar a “Ruta del Cares”, a “Islas Cies”, “Vale de Azkoa-Selva Irati”, e outras ramificações de caminhos da Galícia, Navarra e Astúrias.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Atividade Brasília - Caminhada JBB - 21 outubro


Caminhada Jardim Botânico Brasília & Partilha Peregrina
Convidamos a todos para mais uma caminhada, e encontro do nosso Grupo.
Local: Jardim Botânico de Brasília (JBB)
Data: 21 de outubro de 2012.
Ponto de reunião (PR): Estacionamento interno de visitantes
Início da caminhada: Quiosque Bambu (Ao lado do estacionamento do PR)
Horário de reunião no PR: 08.45 às 09.00 horas.
Início da caminhada no Quiosque Bambu: 09.01 horas
Distância da caminhada: 6 ou 10 quilômetros (a combinar no percurso)
Local da partilha: Quiosque Bambu.
Partilha Peregrina:
Traga sua água, e também algo para partilhar após a caminhada, tais como salgados, doces e bebidas.
CONFIRMAR PRESENÇA por e-mail para registro na Portaria do JBB.
Observação:
No dia 21 de outubro já estará em vigor o horário de verão 2012.
GPP-Caminho Santiago
Brasília-DF

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

12 de outubro - Dia da Criança

Nunca deixe morrer as lembranças de sua época de criança. O Caminho de Santiago nos transporta por instantes ao passado infantil, e devemos cultivá-lo sempre.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Dia de São Francisco de Assis - Dia mundial dos animais.

No dia de São Francisco de Assis é comemorado também o Dia Mundial dos Animais.
No mundo conturbado de hoje os animais doam a sua amizade sincera.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

8ª Reunião Mensal de Peregrinos de Brasília.


O “Grupo Peregrinos da Paz – Caminho Santiago” tem o prazer de convidar a toda comunidade peregrina para a oitava reunião de 2012.
Local da atividade: Centro Cultural de Brasília (Jesuítas)
Endereço: L2 Norte Quadra 601 B (ao lado do Serpro)  Telefone: 3426 0400
Data: 06 de outubro de 2012 (sábado)
Horário: A partir das 18.00 horas
Local: Quiosque do CCB.
Participantes: público em geral e entrada franca.
Agenda do evento:
(1) Acolhimento dos convidados e bate papo entre participantes.
(2) Tira dúvidas de peregrinos de partida para o Caminho de Santiago
(3) Atualidades do Caminho de Santiago e depoimentos de quem chegou.
(4)Entrega de credenciais de outubro / novembro
(5)Festa de Natal Mato Seco-GO – Lista das crianças para compra dos presentes.
      A lista de crianças a serem assistidas já está com a Arielma.
     Quem pretende colaborar com a Ação Social de Natal, e não possa participar da reunião de sábado favor entrar em contato com a Arielma por e-mail ou telefone.
     e-mail: arielma@brturbo.com.br  , ou telefone: 3797 5897
(6)Sorteio de brindes e DVD (Caminho Santiago Francês foto a foto)
Observações:
Se possível colabore para a partilha trazendo um prato de doce ou
salgado, suco, refrigerante, vinho ou água.
A reunião terá seu início na hora marcada.
Manoel Brasília.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Caminho Santiago País Vasco Interior - Etapa 2 - Hernani a Tolosa - Parte 1

Na segunda etapa destaque para as ciclovias "bidegorri"
Tomando como ponto de partida da segunda etapa, o Ayuntamiento de Hernani e a Iglésia de San Juan Bautista. Cruzamos o portal da Casa Consistorial (ayuntamiento), e descemos por uma escada que dá acesso ao Humilladero da Santa Cruz. Muita atenção, pois a seta amarela não está bem visível.
Logo em seguida já se vê o túnel sobre a via férrea que conduz ao bairro de Portu. A sinalização leva na direção de um pequeno riacho, e logo encontramos a primeira “bidegorri” ciclovia. Pela ciclovia bem arborizada é um agradável passeio até a entrada de Urnieta. Quando a ciclovia se aproxima da via férrea se chega na entrada de Urnieta que fica do outro lado da via férrea. A sinalização indica um duplo sentido na região do polígono industrial de Igarategi. Na direção de Urnieta ou Andoain. Não há necessidade de entrar em Urnieta, pois o caminho mais curto segue direto a Andoain. O caminho continua em frente na direção do polígono industrial de Erratzu.
Em um amplo estacionamento após o polígono se vê uma escada e uma trilha em aclive que evita uma grande volta de acesso a uma fábrica. É necessário ficar atento, pois não está sinalizada. Após contornar a fábrica seguimos na direção da estrada GI-4721. Uma obra ao lado da estrada por onde passava o caminho obriga o peregrino seguir por desvio provisional ao lado da estrada na direção do polígono industrial de Leizotz. Quando ultrapassamos o polígono Leizotz por estrada, aparece do lado esquerdo uma trilha em aclive que leva na direção de outra ciclovia. Um túnel de uma antiga via férrea dá acesso a nova “bidegorri” Mais uma antiga via férrea transformada em ciclovia e caminho de pedestres. Mais um passeio agradável até a cidade de Andoain.
continua...

sábado, 1 de setembro de 2012

Atividade Brasilia - Benção dos peregrinos de Brasília,

Tivemos no dia de hoje a benção e envio dos Peregrinos de Brasília na Igreja de Nossa Senhora da Esperança.
Após a missa não poderia deixar de ter uma partilha peregrina na residencia do casal Aguirra que está de partida ao caminho. Um bom caminho a todos peregrinos de setembro.