Quem sou eu

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
O primeiro contato com o “Caminho de Santiago” foi em 1994. Após quase dois anos em busca de informações mais consistentes realizei o meu primeiro caminho em junho de 1996. Após os primeiros passos continuo até hoje. Ao longo dos anos foram percorridos diversos caminhos que levam a Santiago de Compostela. Além do tradicional Caminho Francês percorrido por diversas vezes também realizei outros trajetos. Em destaque o " Caminho Aragonês" , “Caminho País Vasco Interior e da Costa”, “Caminho Cantábrico”, “ Caminho Asturiano Interior e da Costa”, “Caminho Primitivo”, “Caminho Inglês”, “Caminho Português”, “Caminho de Madrid”, “Caminho del Ebro” e “Caminho de Antonino. Tive também a oportunidade trilhar a “Ruta del Cares”, a “Islas Cies”, “Vale de Azkoa-Selva Irati”, e outras ramificações de caminhos da Galícia, Navarra e Astúrias.

sábado, 9 de junho de 2012

Beasain a Zegama - Caminho Santiago Pais Vasco Interior.

A partir de Beasain o caminho vai se aproximando da região de San Adrian, e não poderemos fugir da região da Serra Aizkorri. Algumas trilhas e caminhos rurais.
E também a ciclovia de Segura a Zegama. Em Zegama será o ponto de partida para a subida ao Tunel de San Adrian. Será um aclive com desnível de 300 a 1.100 metros em 6 quilômetros.
As ciclovias muito boas passando por vezes dentro das propriedades e afastadas da estrada. Muito bem sinalizado.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Tolosa a Beasain - Caminho Santiago Pais Vasco Interior

Como previsto mais uma etapa de ciclovias, porém muito agradável de se andar.
Hoje apareceu a peregrina Martha de Zaragoza. Agora dois no caminho!
Em Beasain mais uma ponte sobre o rio Oria. No local um novo albergue de peregrinos.
Mais fotos foram colocadas no álbum picasa no link da primeira etapa. Já passam de 500 fotos!

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Hernani a Tolosa - Caminho Santiago Pais Vasco Interior.

Uma etapa completa caminhando pelo asfalto. Porém muitos trechos pelas "Bidegorris" ciclovias.
As ciclovias e calçadas ao longo do rio Oria tornam o caminho menos cansativo. Túneis, via férrea e polígonos industriais fazem parte do caminho.
Ao que parece amanhã teremos mais rio Oria e ciclovias.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Oiartzun a Hernani - Caminho Santiago Pais Vasco Interior

A partir de Oiartzun a quantidade de aclives e declives torna a caminhada com um certo grau de dificuldade. Algumas trilhas empedradas de difícil acesso.Até uma cerca necessita de um modo peculiar de passagem.O ponto mais alto da etapa fica na Ermita de Santiagomendi. As fotos estão no álbum anterior e já referenciado aqui no Blog.
Aqui a seta manda ultrapassar o alambrado.

terça-feira, 5 de junho de 2012

De Irún a Oiartzun - País Vasco Interior.

Visite o link acima.
O Caminho Santiago interior teve início na porta do Hotel Aitana, e na entrada da Puente Santiago que liga Hendaye na França com Irún na Espanha. É atravessar a rua na direção de um Paseo do Rio Bidasoa que conduz do Barrio Santiago a Iglesia Gótica de Nuestra Señora del Juncal.. Pela Calle Mayor (Karrika Nagusia), Avenida Elizatxo e Calle Belitz saímos do centro de Irún para começar o caminho pelos campos, após uma ponte sobre a autovia A-8. A partir dali é pé no caminho! Um belo caminho rural Vasco passando por localidades de Olaberria, Iturburu, Telleria, Txirripa, Gurutze e Oiartzun..

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Já cheguei a Irún!

Início do Caminho do Pais Basco Interior na Ponte Internacional Santiago que liga Hendaya a Irún.
Depois da longa viagem já estou na área! Mais imagens no facebook Caminho Santiago Brasilia.
Estou hospedado no Hotel Aitana bem na fronteira Espanha/França.

sábado, 2 de junho de 2012

Novos e Velhos Caminhos 2012.

Rio Purón - Caminho Santiago em Astúrias.
Estou seguindo para novos e velhos caminhos. Aos amigos e seguidores do Blog pretendo mandar notícias como das vezes anteriores. Inicialmente um caminho novo pelo interior do Pais Basco partindo de Irún na direção de Santo Domingo de La Calzada, e passando pelo Túnel de San Adrián. Depois, após quase 10 anos volto ao Caminho da Costa pelo litoral Asturiano de Unquera a Villaviciosa. E finalmente um Caminho novo para mim ao chegar a Galicia. O Caminho Inglês que causa dúvidas e receios. Vamos ver de perto se possível.
A partir de 04 de junho devo mandar notícias. Acima uma foto da região do rio Purón nas Astúrias em 2002.