Emissão da Credencial Oficial do Peregrino de Santiago.

O "Grupo Peregrino da Paz - Caminho Santiago Brasília" está autorizado pelo centro de acolhida do peregrino da catedral de Santiago de Compostela a emitir a "credencial do peregrino". Ela é emitida aqui mesmo em Brasília gratuitamente.

As pessoas interessadas em informações atualizadas do Caminho Santiago, tais como planilhas, listas de albergues e hospedagens, perguntas mais frequentes, e informações básicas entre em contato através e-mail: manoelbrasilia@gmail.com

Quem sou eu

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
O primeiro contato com o “Caminho de Santiago” foi em 1994. Após quase dois anos em busca de informações mais consistentes realizei o meu primeiro caminho em junho de 1996. Após os primeiros passos continuo até hoje. Ao longo dos anos foram percorridos diversos caminhos que levam a Santiago de Compostela. Além do tradicional Caminho Francês percorrido por diversas vezes também realizei outros trajetos. Em destaque o " Caminho Aragonês" , “Caminho País Vasco Interior e da Costa”, “Caminho Cantábrico”, “ Caminho Asturiano Interior e da Costa”, “Caminho Primitivo”, “Caminho Inglês”, “Caminho Português”, “Caminho de Madrid”, “Caminho del Ebro” e “Caminho de Antonino. Tive também a oportunidade trilhar a “Ruta del Cares”, a “Islas Cies”, “Vale de Azkoa-Selva Irati”, e outras ramificações de caminhos da Galícia, Navarra e Astúrias.

terça-feira, 28 de julho de 2009

ABERTURA DO ALBERGUE DE PEREGRINOS DE PONTE DE LIMA

Desde a Idade Média, a partir do início do movimento de Peregrinos ao Túmulo do Apóstolo São Tiago, naquele que passou a designar-se Caminho Português de Peregrinação a Santiago, que Ponte de Lima se tornou ponto de passagem obrigatória de todos os que calcorreavam velhas e seculares vias que os conduziam à obtenção da indulgência, simbolizada pela “Compostela”.
Esse movimento, que esmoreceu durante uma ou outra época, está notoriamente em crescimento e são já muitas centenas os Peregrinos que, cada ano, passam por Ponte de Lima dirigindo-se a Santiago de Compostela pela muito célebre Serra da Labruja, marco simbólico do Caminho Português, sem esquecer que outros, por sua vez, peregrinam no sentido inverso em direcção a Fátima
Vindos do Sul, por Barcelos, naquele que é considerado a espinha dorsal do Caminho Português, ou por Braga, os Peregrinos a caminho de Santiago passam obrigatoriamente em Ponte de Lima, para cruzar a ponte romana e medieval, símbolo nacional do Caminho Português, que lhes permite – e permitiu durante séculos – a travessia, com segurança, do Lima.
O Município de Ponte de Lima, consciente de todos esses factores, disponibiliza, a partir do dia 18 de Julho de 2009 – exactamente uma semana antes do Dia do Apóstolo São Tiago (25 de Julho) – as novas instalações do Albergue de Peregrinos de Ponte de Lima, sitas à Casa do Arnado, no Largo de Além da Ponte, junto ao Caminho Português de Santiago.
Com instalações modernas, recuperadas e devidamente adaptadas para o efeito, o Albergue dispõe de Recepção, Cozinha, Sala de Refeições, Lavandaria, Sala de Estar/Convívio, Instalações sanitárias com água quente, Dormitórios e Acesso gratuito à Internet, acessíveis a qualquer pessoa que reúna as condições de Peregrino, por preços simbólicos que variam entre os 3,00€ e os 12,00€, de acordo com a Normas de Utilização devidamente aprovadas pelo Executivo Municipal. O horário de funcionamento/atendimento aos Peregrinos é das 17h00 às 22h00.
Está assim dado mais um passo de primordial significado para reunir as necessárias estruturas logísticas, de apoio e de alojamento para os Peregrinos, no trajecto principal entre as cidades do Porto e Santiago de Compostela.
Estamos conscientes que o novo Albergue de Ponte de Lima será um modelo para outros que venham a ser criados no território nacional, e todos os Peregrinos serão acolhidos de uma forma peculiar, pois Ponte de Lima sempre soube receber, de maneira especial, todos quantos a visitam.

Município de Ponte de Lima
Gabinete do Presidente da Câmara Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.