Emissão da Credencial Oficial do Peregrino de Santiago.

O "Grupo Peregrino da Paz - Caminho Santiago Brasília" está autorizado pelo centro de acolhida do peregrino da catedral de Santiago de Compostela a emitir a "credencial do peregrino". Ela é emitida aqui mesmo em Brasília gratuitamente.

As pessoas interessadas em informações atualizadas do Caminho Santiago, tais como planilhas, listas de albergues e hospedagens, perguntas mais frequentes, e informações básicas entre em contato através e-mail: manoelbrasilia@gmail.com

Quem sou eu

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
O primeiro contato com o “Caminho de Santiago” foi em 1994. Após quase dois anos em busca de informações mais consistentes realizei o meu primeiro caminho em junho de 1996. Após os primeiros passos continuo até hoje. Ao longo dos anos foram percorridos diversos caminhos que levam a Santiago de Compostela. Além do tradicional Caminho Francês percorrido por diversas vezes também realizei outros trajetos. Em destaque o " Caminho Aragonês" , “Caminho País Vasco Interior e da Costa”, “Caminho Cantábrico”, “ Caminho Asturiano Interior e da Costa”, “Caminho Primitivo”, “Caminho Inglês”, “Caminho Português”, “Caminho de Madrid”, “Caminho del Ebro” e “Caminho de Antonino. Tive também a oportunidade trilhar a “Ruta del Cares”, a “Islas Cies”, “Vale de Azkoa-Selva Irati”, e outras ramificações de caminhos da Galícia, Navarra e Astúrias.

sexta-feira, 27 de março de 2015

16 anos do Grupo Peregrinos da Paz - Caminho Santiago Brasília.

Grupo “Peregrinos da Paz” – Caminho Santiago
27/03/1999 a 27/03/2015
   Através de passos curtos e trilhas perigosas, algumas vezes passamos, mas também por caminhos singelos, mágicos e espirituais nos deparamos ao longo de 16 anos de atividades peregrinas que jamais tiveram objetivos ou glórias a alcançar.
Sempre tivemos ao longo das jornadas a simplicidade do passo a passo de seguir a primeira seta amarela ao longo de caminhos a percorrer.
E ao longo de jornadas a fio quantos caminhos e trilhas novas foram abertos a milhares de peregrinos.
Quantas mochilas pesadas pelo acúmulo inconsciente da vida cotidiana foram carregadas e retornaram mais leves, e muitas vezes o peregrino de imediato não percebeu.
São inúmeras as lembranças íntimas de cada peregrino ao seu retorno. A vida cotidiana volta, mas ele retorna fortalecido para enfrentar o dia a dia com uma visão longeva de peregrino que avista o horizonte de uma trilha interminável.
Pois bem, o peregrino de Santiago de Compostela poderia dividir em três partes a sua transformação peregrina. O antes, o durante e o depois.
O ANTES caracterizado pela ansiedade, o medo às mudanças e a viagem ao desconhecido.
O DURANTE pela descoberta do, eu sou, eu posso, eu quero ser livre como um pássaro pelas trilhas e caminhos de Deus, e perceber que o caminho massageia o coração e a alma.
O DEPOIS nos traz a realidade, mas uma realidade na qual o antes foi transformado, e agora precisamos mudar o rumo de nossas vidas.
Ao longo de 16 anos temos vivenciado o antes, o durante e o depois de todos peregrinos.
O Grupo “Peregrinos da Paz” – Caminho Santiago tem procurado acolher da melhor forma possível a transformação peregrina em suas três fases.
As atividades do Grupo permitem a todos escolherem a melhor forma de incluir no seu cotidiano as lições do seu caminho.
As reuniões, as festividades, as caminhadas, as ações sociais motivaram e criaram vínculos ao longo do tempo e proporcionaram a alegria a todos que doaram, e principalmente aos que receberam.
Para uma reflexão dos caminhos percorridos convidamos a todos a visitar a nossa galeria de fotos de alguns momentos importantes das fases peregrinas do antes, do durante e do depois.
Eu acredito que todos nós devemos ficar felizes e agradecer a Deus e a Santiago por tudo que nos permitiu concretizar em 16  anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.