Emissão da Credencial Oficial do Peregrino de Santiago.

O "Grupo Peregrino da Paz - Caminho Santiago Brasília" está autorizado pelo centro de acolhida do peregrino da catedral de Santiago de Compostela a emitir a "credencial do peregrino". Ela é emitida aqui mesmo em Brasília gratuitamente.

As pessoas interessadas em informações atualizadas do Caminho Santiago, tais como planilhas, listas de albergues e hospedagens, perguntas mais frequentes, e informações básicas entre em contato através e-mail: manoelbrasilia@gmail.com

Quem sou eu

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
O primeiro contato com o “Caminho de Santiago” foi em 1994. Após quase dois anos em busca de informações mais consistentes realizei o meu primeiro caminho em junho de 1996. Após os primeiros passos continuo até hoje. Ao longo dos anos foram percorridos diversos caminhos que levam a Santiago de Compostela. Além do tradicional Caminho Francês percorrido por diversas vezes também realizei outros trajetos. Em destaque o " Caminho Aragonês" , “Caminho País Vasco Interior e da Costa”, “Caminho Cantábrico”, “ Caminho Asturiano Interior e da Costa”, “Caminho Primitivo”, “Caminho Inglês”, “Caminho Português”, “Caminho de Madrid”, “Caminho del Ebro” e “Caminho de Antonino. Tive também a oportunidade trilhar a “Ruta del Cares”, a “Islas Cies”, “Vale de Azkoa-Selva Irati”, e outras ramificações de caminhos da Galícia, Navarra e Astúrias.

quinta-feira, 27 de março de 2014

GPP-Caminho Santiago Brasília - 15 anos.

No dia de hoje completamos 15 anos indicando a 1ª Seta Amarela do Caminho de Santiago de Compostela.
E ao longo do tempo muitas mudanças no “Caminho de Santiago” percorrido por milhares de peregrinos brasileiros, e cada um com a sua história.
Muda a forma de trilhas e caminhos, mas não devemos nos preocupar.
O que vale é o nosso caminho em particular sem escutar lamúrias e saudosismos medievais.
Os tempos mudam, e devemos mudar sim a todo o momento para dar sentido ao caminhar em nossas vidas.
Devemos sempre aproveitar a energia do caminho de ontem, de hoje e do futuro, e nunca esquecer na solidão de cada trilha de louvar a família, amigos e principalmente aos antepassados que são a razão de nossa existência.
E como o caminho torna-se leve!
Por mais árido que seja em determinado momento, quando oramos aos antepassados e amigos.
Em 27 de março de 1999 nos reunimos pela 1ª vez no Centro Cultural de Brasília, por sugestão do Padre Manuel Eduardo Iglésias – SJ natural de Santiago de Compostela.
Aos longos dos anos sempre tivemos mudanças de rumo, e algumas até difíceis.
Porém sempre as fizemos visando aos futuros peregrinos que chegam ansiosos e cheios de dúvidas.
Por último uma mudança drástica em que o Centro Cultural de Brasília (Jesuítas) seguiu o seu caminho por mudanças estruturais, e nós seguimos o nosso que possui um só objetivo de indicar ao novo peregrino as setas do Caminho de Santiago.
E fica um ensinamento que jamais devemos ter medo de mudar.
Mudar sempre para sentir os novos caminhos que a vida nos oferece.

E que Santiago nos proteja hoje, e sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.