Quem sou eu

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
O primeiro contato com o “Caminho de Santiago” foi em 1994. Após quase dois anos em busca de informações mais consistentes realizei o meu primeiro caminho em junho de 1996. Após os primeiros passos continuo até hoje. Ao longo dos anos foram percorridos diversos caminhos que levam a Santiago de Compostela. Além do tradicional Caminho Francês percorrido por diversas vezes também realizei outros trajetos. Em destaque o " Caminho Aragonês" , “Caminho País Vasco Interior e da Costa”, “Caminho Cantábrico”, “ Caminho Asturiano Interior e da Costa”, “Caminho Primitivo”, “Caminho Inglês”, “Caminho Português”, “Caminho de Madrid”, “Caminho del Ebro” e “Caminho de Antonino. Tive também a oportunidade trilhar a “Ruta del Cares”, a “Islas Cies”, “Vale de Azkoa-Selva Irati”, e outras ramificações de caminhos da Galícia, Navarra e Astúrias.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Caminhada de domingo - 02 de setembro

As pessoas interessadas deverão entrar em contato para esclarecimentos. Divulgaremos detalhes na reunião de peregrinos do dia 01 de setembro.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

7ª Reunião Mensal Peregrinos Brasília - 2012


7ª Reunião Mensal de Peregrinos de Brasília.
O “Grupo Peregrinos da Paz – Caminho Santiago” tem o prazer de convidar a toda comunidade peregrina para a sétima reunião
de 2012.
Local da atividade: Centro Cultural de Brasília (Jesuítas)
Endereço: L2 Norte Quadra 601 B (ao lado do Serpro)  Telefone: 3426 0400
Data: 01 de setembro de 2012 (sábado)
Horário: A partir das 18.00 horas
Local: Quiosque do CCB.
Participantes: público em geral e entrada franca.
Agenda do evento:
(1) Acolhimento dos convidados e bate papo entre participantes.
(2) Tira dúvidas de peregrinos de partida para o Caminho de Santiago
(3) Atualidades do Caminho de Santiago.
(4)Entrega de credenciais de setembro/outubro
(5)Caminhada de domingo.
Observações:
Se possível colabore para a partilha trazendo um prato de doce ou
salgado, suco, refrigerante, vinho ou água.
A reunião terá seu início na hora marcada.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Caminho Santiago País Vasco Interior - Irún a Hernani - Parte Final

Trilha de mata fechada de Santiagomendi para Astigarraga,
Após Santiagomendi uma forte descida por uma trilha bem fechada pelo mato. Acredito que devido a placa que proíbe a entrada para a ermita muitos peregrinos seguem por estrada, e daí a razão da trilha abandonada. Apesar do mato alto é possível identificar os marcos de madeira e setas amarelas. E logo no início da descida já vemos a cidade de Astigarraga no fundo do vale. Ao término da trilha um caminho cimentado e quase plano  conduz  a vários conjuntos de casas em Artola e Arraspiñe. Logo após uma nova  trilha de bosques pelo “caminho Argiñeta” e “Santio Zaharra” conduz direto ao centro da cidade. Na entrada da cidade uma placa de madeira indica duas direções. À direita, Donostia pelo Caminho da Costa, e à esquerda Ergobia(Astigarraga) e Hernani pelo Caminho Interior. Entramos em Astigarraga pelo Barrio Ergobia e cruzamos a ponte sobre o rio Urumea, e seguimos pelo Paseo Zubigain na direção do polígono industrial. Logo depois um pequeno túnel sobre a via férrea leva o peregrino na direção do Barrio La Florida na entrada de Hernani. O caminho prossegue bem sinalizado até a Plaza Zincoenea no “casco histórico” da cidade.
Fim da Etapa 1 – De Irún a Hernani foram percorridos 26,2 quilômetros.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Caminho Santiago País Vasco Interior - Irún a Hernani - Parte III


Como quase sempre um ponto de referência é a igreja do local. Da Iglésia de San Esteban começamos a deixar Oiartzun pela Calle Donibane na direção da Plaza Mayor seguindo a Calle Manuel Lekuona, e descendo ao Barrio Iturriotz.  As setas amarelas levam o peregrino a uma praça com belas árvores e uma fonte. Convém perguntar no local onde fica a Casa Torre de Iturriotz por onde segue o caminho. Saindo da localidade por pista cimentada que logo conduz o peregrino por áreas de bosques e um riacho. Ficar atento às setas amarelas para cruzar o riacho no local correto. Uma trilha pedregosa, mas bem sinalizada conduz à localidade de Sorozarreta. A região é muito arborizada e com áreas de campos abertos. Em determinado momento a trilha termina em uma cerca de fazenda fechada! Não se afobe! A seta aponta para cima! Você tem que pular a cerca, e no local já existe os meios para vencer o obstáculo.
O caminho prossegue por meio do campo na direção de Listoreta, e subindo na direção de um monte com uma torre de alta tensão, como referência.  A partir da torre descemos um pouco na direção de Frantzesillagaberri onde inicia a subida para a Ermita de Santiagomendi. Durante o percurso várias placas de madeira informam a distância do povoado de Astigarraga. O caminho continua por bosques e caminhos rurais subindo a Santiagomendi. Ao chegar a Santiagomendi uma corrente barra o local,e avisa que é proibida a entrada. Ignore o aviso e siga em frente como determina a seta amarela. E uma ligeira subida por pista cimentada leva ao topo de onde se encontra a Ermita de Santiagomendi. De Irún a Santiagomendi foram percorridos 20,3 quilômetros.
Continua...

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Caminho Santiago País Vasco Interior - Irún a Hernani - Parte II

 Após a ponte um caminho rural cimentado com ligeiras subidas vai em direção de Gurutze. As placas de sinalização são de madeira com o logotipo do Caminho Santiago País Vasco, e estão bem localizadas nos pontos de confluência ou bifurcações. Existem também as setas amarelas ao longo do percurso. É uma região com pequenos aglomerados de casas típicas que logo conduzem a caminhos de terra e trilhas amplas sem dificuldades. Logo surgem bosques aprazíveis, e durante algum tempo se caminha perto de um riacho com muitas áreas sombreadas. Após cruzar  estrada secundária sinalizada voltamos a um caminho cimentado de mais aglomerados de casas que conduz a região de Gurutze , e que faz parte de Oiartzun. Logo chegamos de novo à estrada de Gurutze onde se encontra o Hotel e Restaurante Gurutze-Berri.  A passagem pela estrada é rápida e se retorna por novo caminho cimentado que aos poucos se transforma em trilha ampla na direção da região de Elizalde onde fica o centro de Oiartzun. Uma ligeira descida e já avistamos o povoado e a igreja logo abaixo. De Irún até Oiartzun foram percorridos 10,8 quilômetros

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Caminho País Vasco Interior - Irún a Hernani / parte I


Etapa 1 – De Irún a Hernani
Distância aproximada: 26,2 quilômetros.
O ponto de partida é a Puente Santiago sobre rio Bidasoa que separa Irún de Hendaye na França. O ponto de referência seria o pavilhão de Feira de Amostras de Irún. Outra referência seria o Hotel Aitana de frente para o rio Bidasoa, e a poucos metros da primeira seta amarela que indica um caminho beira rio onde está localizado um cais de treinamento de regatas. É seguir um belo caminho na direção da Calle Santiago. Logo a as setas amarelas conduzem na direção da Iglésia Nuestra Señora do Juncal. Prosseguindo a boa sinalização chegaremos a Plaza San Juan Harria onde se encontra o Ayuntamiento de Irún. Pelo Paseo Colón prestar atenção onde está a placa de sinalização do caminho que indica duas direções. Na Calle Mayor (Nagusia Karrika) uma sinalização de solo (seta e concha de metal) indica a direção a seguir. Prestar atenção que logo em seguida um poste sinalizador indicará as duas direções! Seguir em frente é o caminho interior na direção de Oiartzun, e seguir à direita é o Caminho da Costa na direção de Hondarribia. Prestando bastante atenção as setas amarelas vão conduzindo do centro da cidade na direção do Colegio La Salle (ponto de referência). Após o colégio um semáforo, e do outro lado da rua já se vê uma placa de madeira sinalizando o caminho para a Calle Beliz. Seguimos subindo a Calle Beliz na direção do Caserio Azpilcueta e Barrio Lapitze. Cruzamos por uma ponte sobre a rodovia e começamos o caminho rural fora de Irún. 
Continua...
Observação.
Quem dispuser de tempo vale a pena pernoitar em Irún e fazer o reconhecimento prévio do centro da cidade até a Calle Mayor onde está à sinalização das duas direções do Caminho País Vasco Interior ou da Costa.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Os 3 Caminhos a Santiago de Compostela de 2012.

 Irún a Santo Domingo de La Calzada - Caminho País Vasco Interior.
 Unquera a Villaviciosa - Caminho Asturiano Costeiro.
Ferrol a Santiago de Compostela - O Caminho Inglês.

A partir da próxima semana pretendo iniciar os comentários dos caminhos percorridos em junho de 2012, para auxílio de futuros peregrinos.

domingo, 12 de agosto de 2012

Santiago - Pai dos peregrinos.

Brigadeiro de cerveja.
A todos nós peregrinos uma saudação inusitada de um Pai de todos pelos caminhos do mundo de uma forma alegre de seguir sempre em frente. Seria um brigadeiro de cerveja, que também poderíamos chamar com propriedade de "Santiago do Trovão" para ficarmos afastados sempre dos fariseus que tumultuam esse mundo de Deus. Feliz dia dos pais!