Quem sou eu

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
O primeiro contato com o “Caminho de Santiago” foi em 1994. Após quase dois anos em busca de informações mais consistentes realizei o meu primeiro caminho em junho de 1996. Após os primeiros passos continuo até hoje. Ao longo dos anos foram percorridos diversos caminhos que levam a Santiago de Compostela. Além do tradicional Caminho Francês percorrido por diversas vezes também realizei outros trajetos. Em destaque o " Caminho Aragonês" , “Caminho País Vasco Interior e da Costa”, “Caminho Cantábrico”, “ Caminho Asturiano Interior e da Costa”, “Caminho Primitivo”, “Caminho Inglês”, “Caminho Português”, “Caminho de Madrid”, “Caminho del Ebro” e “Caminho de Antonino. Tive também a oportunidade trilhar a “Ruta del Cares”, a “Islas Cies”, “Vale de Azkoa-Selva Irati”, e outras ramificações de caminhos da Galícia, Navarra e Astúrias.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Renovo aos amigos que tenhamos um Bom Natal!

Umas pequenas tortas de Santiago para um Festa simples de Natal.
Por ocasião da missa de ontem na Igreja de Nossa Senhora da Esperança o celebrante fez questão de lembrar do momento de ser cristão.
Da reunião familiar e da Oração de Natal.
Foi enfático na afirmação.
Muitas vezes não temos vergonha de falar mal da igreja, mas temos vergonha de orar como Cristão!
Nós peregrinos de Santiago de crenças variadas devemos ter a simplicidade da comemoração diária do caminho.
Aos Cristãos uma simples oração.
INÍCIO DA ORAÇÃO
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Ao começar a celebração, diz:
Louvemos e demos graças ao Senhor, que tanto amou ao mundo que entregou seu Filho.
Todos: Bendito seja Deus para sempre.
Preces
Neste momento em que reunimos toda a família para iniciar as festa de Natal, dirijamos nossa oração ao Senhor Jesus, Filho de Deus vivo e de Nossa Senhora, que quis ser também filho de uma família humana; digamos:
Todos: POR SEU NASCIMENTO, SENHOR, PROTEGE A NOSSA FAMÍLIA.
1.Senhor Jesus, Palavra Eterna, que ao vir ao mundo, anunciou a alegria à terra, alegra nossos corações com a alegria de sua visita.
2.Reconciliador do mundo, que com seu nascimento nos revelastes a fidelidade de Deus-Pai a suas promessas, faz com que sejamos também fiéis às promessas de nosso batismo.
3.Rei do céu e da terra, que por seus anjos anunciou a paz aos homens, conserva em sua paz nossas vidas e que haja paz em nosso país e em todo o mundo.
4.Filho de Nossa Senhora, que quisestes ser Filho de Mulher, nos conceda descobrir que Maria é também nossa Mãe e nos ajude a amá-la com a ternura filial de seu coração.
5. Deus-conosco, que quiseste nascer no seio de uma família, abençoai nosso lar para que nele sempre reine o amor. De maneira especial lembra-te das famílias que nestas festas de natal vivem em solidão e dor e faz que sintam o consolo de se descobrirem filhos da grande família de Deus.
Em seguida o pai da família dispõe os presentes para a benção, com as seguintes palavras:
O Senhor Jesus nasceu de Nossa Senhora. O presépio que enfeita nosso lar nos lembra do grande amor do Filho de Deus, que quis habitar entre nós. Aquilo que ocorreu há dois mil anos, vamos reviver nesta noite Santa (dia santo) no mistério destas festas. O Senhor Jesus é o mesmo, ontem, hoje e sempre. Que neste Natal fortaleça nossos passos no terceiro milênio cristão.
ORAÇÃO E BENÇÃO
Em seguida o pai da família diz:
Senhor Deus, Nosso pai, que tanto amou ao mundo que entregou seu Filho único nascido de Maria, Nossa Mãe, dignai abençoar este nascimento e a nossa família que está aqui presente, para que as imagens deste Presépio nos ajudem a aprofundar na fé.
Pedimos isso por Jesus, teu Filho amado, que vive e reina pelos séculos dos séculos.
Amém.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.