Emissão da Credencial Oficial do Peregrino de Santiago.

O "Grupo Peregrino da Paz - Caminho Santiago Brasília" está autorizado pelo centro de acolhida do peregrino da catedral de Santiago de Compostela a emitir a "credencial do peregrino". Ela é emitida aqui mesmo em Brasília gratuitamente.

As pessoas interessadas em informações atualizadas do Caminho Santiago, tais como planilhas, listas de albergues e hospedagens, perguntas mais frequentes, e informações básicas entre em contato através e-mail: manoelbrasilia@gmail.com

Quem sou eu

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
O primeiro contato com o “Caminho de Santiago” foi em 1994. Após quase dois anos em busca de informações mais consistentes realizei o meu primeiro caminho em junho de 1996. Após os primeiros passos continuo até hoje. Ao longo dos anos foram percorridos diversos caminhos que levam a Santiago de Compostela. Além do tradicional Caminho Francês percorrido por diversas vezes também realizei outros trajetos. Em destaque o " Caminho Aragonês" , “Caminho País Vasco Interior e da Costa”, “Caminho Cantábrico”, “ Caminho Asturiano Interior e da Costa”, “Caminho Primitivo”, “Caminho Inglês”, “Caminho Português”, “Caminho de Madrid”, “Caminho del Ebro” e “Caminho de Antonino. Tive também a oportunidade trilhar a “Ruta del Cares”, a “Islas Cies”, “Vale de Azkoa-Selva Irati”, e outras ramificações de caminhos da Galícia, Navarra e Astúrias.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Caminho Santiago País Vasco Interior - Irún a Hernani - Parte III


Como quase sempre um ponto de referência é a igreja do local. Da Iglésia de San Esteban começamos a deixar Oiartzun pela Calle Donibane na direção da Plaza Mayor seguindo a Calle Manuel Lekuona, e descendo ao Barrio Iturriotz.  As setas amarelas levam o peregrino a uma praça com belas árvores e uma fonte. Convém perguntar no local onde fica a Casa Torre de Iturriotz por onde segue o caminho. Saindo da localidade por pista cimentada que logo conduz o peregrino por áreas de bosques e um riacho. Ficar atento às setas amarelas para cruzar o riacho no local correto. Uma trilha pedregosa, mas bem sinalizada conduz à localidade de Sorozarreta. A região é muito arborizada e com áreas de campos abertos. Em determinado momento a trilha termina em uma cerca de fazenda fechada! Não se afobe! A seta aponta para cima! Você tem que pular a cerca, e no local já existe os meios para vencer o obstáculo.
O caminho prossegue por meio do campo na direção de Listoreta, e subindo na direção de um monte com uma torre de alta tensão, como referência.  A partir da torre descemos um pouco na direção de Frantzesillagaberri onde inicia a subida para a Ermita de Santiagomendi. Durante o percurso várias placas de madeira informam a distância do povoado de Astigarraga. O caminho continua por bosques e caminhos rurais subindo a Santiagomendi. Ao chegar a Santiagomendi uma corrente barra o local,e avisa que é proibida a entrada. Ignore o aviso e siga em frente como determina a seta amarela. E uma ligeira subida por pista cimentada leva ao topo de onde se encontra a Ermita de Santiagomendi. De Irún a Santiagomendi foram percorridos 20,3 quilômetros.
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.