Quem sou eu

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
O primeiro contato com o “Caminho de Santiago” foi em 1994. Após quase dois anos em busca de informações mais consistentes realizei o meu primeiro caminho em junho de 1996. Após os primeiros passos continuo até hoje. Ao longo dos anos foram percorridos diversos caminhos que levam a Santiago de Compostela. Além do tradicional Caminho Francês percorrido por diversas vezes também realizei outros trajetos. Em destaque o " Caminho Aragonês" , “Caminho País Vasco Interior e da Costa”, “Caminho Cantábrico”, “ Caminho Asturiano Interior e da Costa”, “Caminho Primitivo”, “Caminho Inglês”, “Caminho Português”, “Caminho de Madrid”, “Caminho del Ebro” e “Caminho de Antonino. Tive também a oportunidade trilhar a “Ruta del Cares”, a “Islas Cies”, “Vale de Azkoa-Selva Irati”, e outras ramificações de caminhos da Galícia, Navarra e Astúrias.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Caminho Santiago Inglês - Parte I


O Caminho Inglês a Santiago de Compostela tem seu início na cidade de Ferrol na Galicia.
Teremos que sair de Ferrol para a Ferrol Vello para não perdermos o rumo certo do Caminho Inglês.
Tanto a chegada de ônibus ou de trem nos deixa na rua Paseo da Estación. Seguir Avenida de Compostela até a Plaza de Camilo Cela. Chegando à Plaza Camilo Cela seguir pela calle Real no sentido do” barrio Magdalena”  onde concentra-se o centro antigo e histórico de Ferrol. A calle Real levará o peregrino até Ferrol Vello.
Ao chegar ao porto de Ferrol Vello, Peirão de Curuxeiras convém ir direto a oficina de turismo que fica no mesmo porto. Solicitar um mapa da cidade com informações sobre o caminho inglês e selar a credencial, pois sabemos que procurar a igreja de sua preferência para o dito carimbo é uma missão árdua.
Quem deseja conhecer a parte turística e histórica da cidade necessariamente terá que permanecer mais um dia em Ferrol.
Para quem dispõem de tempo limitado é colocar a mochila nas costas e seguir na parte da tarde na direção do Polígono das Gándaras na saída de Ferrol.
Do outro lado da rua onde se encontra a oficina de turismo está o marco de início do Caminho Inglês. E de frente a Rua Carmen Curuxeiras onde inicia o caminho. Uma sinalização por placas leva a Calle Real onde seguimos até a Praza de Armas onde dobramos à direita na direção da Plaza da Constitucional pela Calle Terra. Atravessar a Plaza da Constitucional na direção da Plaza das Angustias que fica ao lado, e pegar a avenida mais próxima  das instalações marítimas do estaleiro Navantia.
A partir daí as setas amarelas são mais constantes na direção da estrada de Caranza e Tellerias que levam o peregrino a Avenida do Mar.
A Avenida do Mar contorna a Enseada de Caranza,  Praia de Caranza e a Enseada de Montón. Logo após aparecerá um trevo rodoviário na saída de Ferrol. Cruzar por baixo da N-651 e logo inicia o Polígono de Gándaras.
continua...

2 comentários:

  1. Será que em abril esse caminho é muito duro por causa do inverno
    Abraço e até 25 a noite.
    Antonio Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que não, pois na Galícia o frio é menos intenso, mas a chuva...

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.