Quem sou eu

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
O primeiro contato com o “Caminho de Santiago” foi em 1994. Após quase dois anos em busca de informações mais consistentes realizei o meu primeiro caminho em junho de 1996. Após os primeiros passos continuo até hoje. Ao longo dos anos foram percorridos diversos caminhos que levam a Santiago de Compostela. Além do tradicional Caminho Francês percorrido por diversas vezes também realizei outros trajetos. Em destaque o " Caminho Aragonês" , “Caminho País Vasco Interior e da Costa”, “Caminho Cantábrico”, “ Caminho Asturiano Interior e da Costa”, “Caminho Primitivo”, “Caminho Inglês”, “Caminho Português”, “Caminho de Madrid”, “Caminho del Ebro” e “Caminho de Antonino. Tive também a oportunidade trilhar a “Ruta del Cares”, a “Islas Cies”, “Vale de Azkoa-Selva Irati”, e outras ramificações de caminhos da Galícia, Navarra e Astúrias.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Chegada a Irún - Um ponto de partida do Caminho do Norte a Santiago.

Foto de Irún-Hendaya-Hondarribia.
Uma das preocupações do peregrino quando pretende realizar o Caminho do Norte é como chegar a Irún, na fronteira francesa de Hendaya.
Existem as possibilidades de onibus e trem direto Madrid, e também uma pouca utilizada através de voo direto de Madrid a San Sebastián. A grande dúvida surge ao saber que San Sebastián já seria a 2ª etapa do Caminho do Norte.
Acontece é que o aeroporto de San Sebastián fica em Hondaribia junto a Irún e Hendaya na França. Na foto acima podemos ver as três cidades, a ferrovia francesa e espanhola e o aeroporto.
 Existem ônibus do aeroporto tanto a San Sebastián ou Irún. De táxi o custo seria de 10 euros a Irún ou 30 euros a San Sebastian.
O tempo de viagem aérea é de 1 hora, e de trem ou ônibus acima de 4 horas.