Emissão da Credencial Oficial do Peregrino de Santiago.

O "Grupo Peregrino da Paz - Caminho Santiago Brasília" está autorizado pelo centro de acolhida do peregrino da catedral de Santiago de Compostela a emitir a "credencial do peregrino". Ela é emitida aqui mesmo em Brasília gratuitamente.

As pessoas interessadas em informações atualizadas do Caminho Santiago, tais como planilhas, listas de albergues e hospedagens, perguntas mais frequentes, e informações básicas entre em contato através e-mail: manoelbrasilia@gmail.com

Quem sou eu

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
O primeiro contato com o “Caminho de Santiago” foi em 1994. Após quase dois anos em busca de informações mais consistentes realizei o meu primeiro caminho em junho de 1996. Após os primeiros passos continuo até hoje. Ao longo dos anos foram percorridos diversos caminhos que levam a Santiago de Compostela. Além do tradicional Caminho Francês percorrido por diversas vezes também realizei outros trajetos. Em destaque o " Caminho Aragonês" , “Caminho País Vasco Interior e da Costa”, “Caminho Cantábrico”, “ Caminho Asturiano Interior e da Costa”, “Caminho Primitivo”, “Caminho Inglês”, “Caminho Português”, “Caminho de Madrid”, “Caminho del Ebro” e “Caminho de Antonino. Tive também a oportunidade trilhar a “Ruta del Cares”, a “Islas Cies”, “Vale de Azkoa-Selva Irati”, e outras ramificações de caminhos da Galícia, Navarra e Astúrias.

terça-feira, 27 de março de 2012

Grupo Peregrinos da Paz – Caminho Santiago / 13 Anos de existência

Estávamos no início de um Ano Santo e na virada do milênio.Um grupo de peregrinos de Brasília que tinham percorrido o Caminho de Santiago no ano de 1996 estava disperso, e haviam retornado ao cotidiano de suas vidas.

Por obra do acaso o início do ano de 1999 reuniu novamente todos aqueles peregrinos que estavam perdidos por Brasília e arredores.Uma reunião no Centro Cultural Espanhol, e hoje Instituto Cervantes para falar sobre a peregrinação a Santiago de Compostela foi o ponto de partida para a criação do nosso Grupo.

O Centro Cultural de Brasília (Jesuítas) passou a ser o nosso ponto de encontro graças ao Padre Manuel Eduardo Iglésias SJ, espanhol, e natural de Santiago de Compostela, e grande incentivador das reuniões mensais de peregrinos e de futuros caminhantes de Santiago.

Algum tempo depois por sugestão do Padre Iglésias o Grupo passou a se chamar Peregrinos da Paz.

Ao longo dos anos mantivemos a mesma denominação de Grupo sem a necessidade de uma Associação registrada como pessoa jurídica e toda a sua burocracia. Se o caminho nos leva para fora do cotidiano devemos pelo menos usufruir de momentos mais livres.

Ao longo dos anos temos registrado no Grupo mais de 600 frequentadores, e foram emitidas para todo o Brasil mais de 1.000 credenciais.

Pois bem, aqui estamos mais uma vez reunidos para brindar e saudar o nosso Grupo Peregrinos da Paz. Sempre estaremos indicando a primeira seta amarela do caminho a Santiago de Compostela de uma maneira simples e direta.

E até porque as reuniões peregrinas nos levam por momentos voltar a ser uma criança livre das responsabilidades do nosso cotidiano. Voltamos por momentos ao nosso Caminho!

Então no dia de hoje vamos brindar e brincar pelos 13 anos de existência do nosso Grupo Peregrinos da Paz – Caminho Santiago.

Parabéns a todos nós que fazemos a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.