Quem sou eu

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
O primeiro contato com o “Caminho de Santiago” foi em 1994. Após quase dois anos em busca de informações mais consistentes realizei o meu primeiro caminho em junho de 1996. Após os primeiros passos continuo até hoje. Ao longo dos anos foram percorridos diversos caminhos que levam a Santiago de Compostela. Além do tradicional Caminho Francês percorrido por diversas vezes também realizei outros trajetos. Em destaque o " Caminho Aragonês" , “Caminho País Vasco Interior e da Costa”, “Caminho Cantábrico”, “ Caminho Asturiano Interior e da Costa”, “Caminho Primitivo”, “Caminho Inglês”, “Caminho Português”, “Caminho de Madrid”, “Caminho del Ebro” e “Caminho de Antonino. Tive também a oportunidade trilhar a “Ruta del Cares”, a “Islas Cies”, “Vale de Azkoa-Selva Irati”, e outras ramificações de caminhos da Galícia, Navarra e Astúrias.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Lendas do Caminho de Santiago – O Bispo Bruxo.

O arcebispo Don Pedro Muniz, que exerceu seu cargo entre 1205 e 1224 teve a fama de polemista ativo, capaz de discutir com o esplendor da alma.

Na época ganhou o título de necromante, porque era devoto das artes mágicas tanto como de Santiago.

Disseram que ele andava buscando a pedra filosofal entre os muros e símbolos que povoam a catedral e sabe-se que, encontrando-se em Roma para encontros com o Papa Inocêncio III, de quem era muito amigo, sentiu saudades de sua Compostela quando chegou à época do Natal. E pelo teto da basílica aterrissou em sua cadeira quando todos os aldeões e cônegos já estavam a cantar os madrigais. Todo clero ficou incapaz de reagir diante do prodigioso ato de seu arcebispo.

Por sua fama de bruxo o Papa Honório II o obrigou a reclusão no Convento de São Lourenço.

Porém não impediu que os cônegos reservassem a ele aquele posto de honra na hora de sua morte, de maneira que sua tumba de bronze fosse a primeira que o peregrino percebesse quando entrasse na catedral pelo pórtico da glória.

E sua magia foi bastante piedosa para conciliar a devoção com os saberes que a igreja considerava condenáveis e, com toda segurança, aquele voo nostálgico que empreendeu a Compostela, cruzando o mar e percorrendo o Caminho em uma noite para chegar a tempo de cumprir com seus rituais natalinos, e ganhou o respeito e a simpatia da mesma igreja que condenava suas práticas.

Portanto ao entrar na catedral de Santiago, em frente à imagem de pedra que representa Mateus preste atenção a uma lápide de bronze dourada que assinala a sepultura do arcebispo Dom Pedro Muniz, o Bispo Bruxo.

Um comentário:

  1. Certamente prestarei atenção na próxima vez que entrar na Igreja de Santiago. Mistérios do caminho!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.