Emissão da Credencial Oficial do Peregrino de Santiago.

O "Grupo Peregrino da Paz - Caminho Santiago Brasília" está autorizado pelo centro de acolhida do peregrino da catedral de Santiago de Compostela a emitir a "credencial do peregrino". Ela é emitida aqui mesmo em Brasília gratuitamente.

As pessoas interessadas em informações atualizadas do Caminho Santiago, tais como planilhas, listas de albergues e hospedagens, perguntas mais frequentes, e informações básicas entre em contato através e-mail: manoelbrasilia@gmail.com

Quem sou eu

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
O primeiro contato com o “Caminho de Santiago” foi em 1994. Após quase dois anos em busca de informações mais consistentes realizei o meu primeiro caminho em junho de 1996. Após os primeiros passos continuo até hoje. Ao longo dos anos foram percorridos diversos caminhos que levam a Santiago de Compostela. Além do tradicional Caminho Francês percorrido por diversas vezes também realizei outros trajetos. Em destaque o " Caminho Aragonês" , “Caminho País Vasco Interior e da Costa”, “Caminho Cantábrico”, “ Caminho Asturiano Interior e da Costa”, “Caminho Primitivo”, “Caminho Inglês”, “Caminho Português”, “Caminho de Madrid”, “Caminho del Ebro” e “Caminho de Antonino. Tive também a oportunidade trilhar a “Ruta del Cares”, a “Islas Cies”, “Vale de Azkoa-Selva Irati”, e outras ramificações de caminhos da Galícia, Navarra e Astúrias.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Caminho de Santiago - O Planejamento

Caminho de Santiago – O Planejamento.

Quando descobrimos o portal que nos apresenta o Caminho de Santiago ficamos empolgados com aquela boa nova. E aí começa aquela busca incessante de informações para algo que achamos ser impossível. É hora de colocar os pensamentos em ordem.

Para alguns o planejamento em se tratando do Caminho de Santiago não seria algo necessário, mas a vida nos ensina que sempre a organização nos trazem soluções mais rápidas e coerentes na hora das mudanças de planos ou imprevistos.

Inicialmente devemos ter condições de responder a três perguntas básicas.

Quando vou? Como vou? E por onde vou?

Imprevistos acontecem e temos de estar preparados para soluções, e não devemos perder a calma.

Muitos planos ficam inconsistentes por não levarem em consideração o seu condicionamento físico para uma caminhada tão longa com mais de 750 quilômetros.

A falha principal é querer andar mais do que se pode em um tempo curto dentro de suas possibilidades.

Se a sua disponibilidade são de 30 dias para caminhar 750 quilômetros a capacidade diária não deve ultrapassar os 25 quilômetros.

É claro que existem exceções, pois alguns peregrinos conseguem andar até 40 quilômetros por dia.

Não podemos planejar em cima do que fazem a minoria, e sim da maioria. Caso não tenha tempo suficiente diminua a sua rota fazendo uma caminhada menor.

Antigamente o mito inventado por alguma seita secreta era de percorrer a rota em 28 dias.

De onde seria o ponto de partida não se sabe, pois existem rotas extensas de mais de 2.000 quilômetros.

Um bom planejamento sempre ajuda na hora da decisão de como enfrentar os imprevistos.

Manoel Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.