Quem sou eu

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
O primeiro contato com o “Caminho de Santiago” foi em 1994. Após quase dois anos em busca de informações mais consistentes realizei o meu primeiro caminho em junho de 1996. Após os primeiros passos continuo até hoje. Ao longo dos anos foram percorridos diversos caminhos que levam a Santiago de Compostela. Além do tradicional Caminho Francês percorrido por diversas vezes também realizei outros trajetos. Em destaque o " Caminho Aragonês" , “Caminho País Vasco Interior e da Costa”, “Caminho Cantábrico”, “ Caminho Asturiano Interior e da Costa”, “Caminho Primitivo”, “Caminho Inglês”, “Caminho Português”, “Caminho de Madrid”, “Caminho del Ebro” e “Caminho de Antonino. Tive também a oportunidade trilhar a “Ruta del Cares”, a “Islas Cies”, “Vale de Azkoa-Selva Irati”, e outras ramificações de caminhos da Galícia, Navarra e Astúrias.

domingo, 27 de março de 2011

Grupo Peregrinos da Paz - Camino Santiago / 12 anos

Na data de hoje o nosso Grupo comemora 12 anos de existência. Em 27 de março de 1999 por inspiração do Padre Manuel Eduardo Iglésias, sacerdote jesuíta do Centro Cultural de Brasília iniciamos as nossas reuniões mensais de uma forma bem simples. Éramos em torno de duas dezenas de peregrinos que trilharam o Caminho de Santiago a partir de 1996. Hoje o nosso Grupo já se aproxima de 600 peregrinos brasilienses que percorreram o Caminho de Santiago. Que Deus e Santiago nos proteja guiando nossos caminhos. A data será comemorada em nossa próxima reunião mensal de 02 de abril, e na ação social do Grupo na comunidade de Mato Seco -Goiás no dia 03 de abril. Grupo Peregrinos da Paz - Caminho Santiago Brasília - DF Sempre indicando a 1ª seta amarela do Caminho Santiago Compostela.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Historia de la Catedral de Santiago y su relación con el Camino de Santiago

CONFERENCIA
Historia de la Catedral de Santiago y su relación con el Camino de Santiago
PROFESOR
Manuel F. Rodríguez, técnico del Xacobeo (Xunta de Galicia) y profesor de la Universidade de Santiago de Compostela
FECHA: 17 de marzo de 2011
CONTENIDO
La actual catedral de Santiago de Compostela, donde se localiza el sepulcro del apóstol Santiago el Mayor, comienza a construirse en 1075 como consecuencia del creciente éxito de la ciudad como meta de la principal peregrinación medieval europea, junto con la de Roma. En el siglo XII el Codex Calixtinus resalta su relevancia en tal sentido. En abril de 1211, momento de su consagración, los peregrinos ya habían convertido la nueva basílica en un espacio ritual en el que manifestaban sus anhelos y alegrías por la llegada a la meta. En 2011, cuando se cumplen 800 años de tal acontecimiento, la catedral compostelana sigue siendo el espacio de referencia, la verdadera meta jacobea, para peregrinos que ahora son ya de todo el mundo
HORARIOS
19.00-19.30
Presentación del Curso del Camino de Santiago
19.30-20.30
Conferencia:
Historia de la Catedral de Santiago y su relación con el Camino de Santiago
LUGAR DE CELEBRACIÓN
Auditorio Instituto Cervantes de Brasilia SEPS 707/ 907 Lote D Asa Sul - Brasilia - DF
ASISTENCIA GRATUITA
Aforo limitado: 140 personas
Organizan:
Cursos internacionales Universidade de Santiago de Compostela e Instituto Cervantes de Brasilia