Quem sou eu

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
O primeiro contato com o “Caminho de Santiago” foi em 1994. Após quase dois anos em busca de informações mais consistentes realizei o meu primeiro caminho em junho de 1996. Após os primeiros passos continuo até hoje. Ao longo dos anos foram percorridos diversos caminhos que levam a Santiago de Compostela. Além do tradicional Caminho Francês percorrido por diversas vezes também realizei outros trajetos. Em destaque o " Caminho Aragonês" , “Caminho País Vasco Interior e da Costa”, “Caminho Cantábrico”, “ Caminho Asturiano Interior e da Costa”, “Caminho Primitivo”, “Caminho Inglês”, “Caminho Português”, “Caminho de Madrid”, “Caminho del Ebro” e “Caminho de Antonino. Tive também a oportunidade trilhar a “Ruta del Cares”, a “Islas Cies”, “Vale de Azkoa-Selva Irati”, e outras ramificações de caminhos da Galícia, Navarra e Astúrias.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Natal de Luz e Bom caminho 2011

Certa vez, um homem caminhava pela praia, numa noite de lua cheia e o seu pensamento estava direcionado para o alcance da felicidade.
Se eu tivesse um carro novo, seria feliz;
Se eu tivesse uma casa grande, seria feliz;
Se eu tivesse um excelente trabalho, seria feliz;
Se eu tivesse uma parceira perfeita, seria feliz...
Em determinado momento ele tropeçou em uma pequena sacola cheia de pequenas pedras.
Após o acontecido ele continuou a sua divagação atirando aquelas pedrinhas, uma a uma no mar, e repetia a ladainha do "seria feliz se tivesse...".
Assim o fez até que ficou com a última na sacola, e decidiu guardá-la.
Ao chegar a sua casa, ele percebeu que aquela pedrinha, tratava-se de um diamante muito valioso, e ficou a pensar quantos diamantes ele jogou ao mar na sua divagação da procura da felicidade.
Muitas vezes somos assim, e perdemos a oportunidade de valorar e observar ao nosso redor que a felicidade pode estar bem próxima de nós.
No caminho de Santiago os peregrinos deixam pequenas pedras amontoadas ao longo da rota, e que talvez representem à procura da felicidade material ou espiritual.
Na época do Natal estamos mais atentos as pedrinhas de nosso caminho, e voltamos nosso pensamento a Deus, aquele diamante valioso, que pode ter sido jogado no mar do nosso esquecimento.
Pois bem, que as festividades do Natal e de um Ano Novo que se aproximam sejam daquela felicidade peregrina que vê a presença divina de Deus nos montes, nos vales, nos campos, nas trilhas, nas amizades, na solidariedade, e de outras formas especiais e particulares de cada um.
(Adaptação da parábola "Pedra" de autor desconhecido)

Para toda a comunidade peregrina, nossos familiares e amigos um Feliz Natal e um 2011 repleto de realizações, e de novos caminhos.
Manoel Brasília
Grupo "Peregrinos da Paz" - Caminho Santiago
Brasília - DF
Sempre! Indicando a 1ª Seta Amarela do Caminho Santiago de Compostela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.