Quem sou eu

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
O primeiro contato com o “Caminho de Santiago” foi em 1994. Após quase dois anos em busca de informações mais consistentes realizei o meu primeiro caminho em junho de 1996. Após os primeiros passos continuo até hoje. Ao longo dos anos foram percorridos diversos caminhos que levam a Santiago de Compostela. Além do tradicional Caminho Francês percorrido por diversas vezes também realizei outros trajetos. Em destaque o " Caminho Aragonês" , “Caminho País Vasco Interior e da Costa”, “Caminho Cantábrico”, “ Caminho Asturiano Interior e da Costa”, “Caminho Primitivo”, “Caminho Inglês”, “Caminho Português”, “Caminho de Madrid”, “Caminho del Ebro” e “Caminho de Antonino. Tive também a oportunidade trilhar a “Ruta del Cares”, a “Islas Cies”, “Vale de Azkoa-Selva Irati”, e outras ramificações de caminhos da Galícia, Navarra e Astúrias.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Final do Caminho Primitivo - San Roman de Retorta a Melide.

Em San Román de Retorta existem duas alternativas.
A antiga sinalizada pelos marcos de pedra com concha, ou uma variante de antiga calzada romana sinalizada com setas amarelas.
A antiga segue por estradas e poucas trilhas passando por Xende e Valina até Mosteiro, e aonde chega-se a Ponte Ferreira ou Puente Romano.
A variante segue por Regal, Burgo Negral, Pacio, Mosteiro e Ponte Ferreira.
A melhor alternativa, e por onde se vai para o albergue é a variante por antiga calzada romana.
A variante sai de frente da iglésia de San Roman, e junto do único bar do local.
Logo aparece uma pista rural que leva por uma área de bosques muito agradável na direção do novo albergue de San Roman de Retorta.
Após o albergue caminhos, trilhas e bosques de pinares em grande parte.
Além de mais agradável é mais curto. Em duas horas os caminhos se unem em Mosteiro para chegar a Ponte Ferreira.
Em Ponte Ferreira saída por trilha na direção de Leboreira e San Xurxo de Augas Santas.Também alguns trechos pela estrada LU-P-2901 até a região de Merlán, e por trilha subindo até As Seixas e Casacarriño, e finalmente a Hospital das Seixas.
Após Hospital das Seixas um caminho rural a Vilouriz e Villamor e inicia então o caminho por estrada a Melide.
Ao final são cinco quilômetros por estrada sem grande movimento, e logo se vê a torre da igreja de Melide.
Em Melide termina o Caminho Primitivo, pois a partir de agora a rota é do caminho francês. Faltam 54 quilômetros para chegar a Santiago!
Abaixo o link das fotos.
http://picasaweb.google.com.br/caminhoprimitivo/Etapa11SanRomanDeRetortaAMelide#

Um comentário:

  1. Lindas fotos Manoel... já está bem pertinho de Santiago... curta bastante esses últimos quilômetros... Bom Caminho! Luciana

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.