Quem sou eu

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
O primeiro contato com o “Caminho de Santiago” foi em 1994. Após quase dois anos em busca de informações mais consistentes realizei o meu primeiro caminho em junho de 1996. Após os primeiros passos continuo até hoje. Ao longo dos anos foram percorridos diversos caminhos que levam a Santiago de Compostela. Além do tradicional Caminho Francês percorrido por diversas vezes também realizei outros trajetos. Em destaque o " Caminho Aragonês" , “Caminho País Vasco Interior e da Costa”, “Caminho Cantábrico”, “ Caminho Asturiano Interior e da Costa”, “Caminho Primitivo”, “Caminho Inglês”, “Caminho Português”, “Caminho de Madrid”, “Caminho del Ebro” e “Caminho de Antonino. Tive também a oportunidade trilhar a “Ruta del Cares”, a “Islas Cies”, “Vale de Azkoa-Selva Irati”, e outras ramificações de caminhos da Galícia, Navarra e Astúrias.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Caminho Primitivo - Oviedo a Grado.

A saída de Oviedo é longa. Tomando por referência a Plaza de Alfonso II El Casto aonde encontra-se a Catedral San Salvador é seguir pelas Calles Schultz, SanJuan, La Luna e na Plaza El Carbayón mudar direção para Calle Covadonga. Seguir de Calle Covadonga, Melquíades Alvarez e Independência. Na independência dobrar à direita em Tenente Coronel Teijeiro seguindo a Calle Argañosa, e cruzar a ponte verde sôbre a ferrovia. E aí surge aquela placa de caminho fechado, e o taldesvio provisional que leva aumentar o drama da saída de Oviedo no bairro chique de La Florida 2 e 1. A sinalização precária exige cuidado para afinal chegar na saída para San Lázaro de Paniceres.
São quase quatro quilômetros passeando por Oviedo, e sem contar o abre e fecha de uma infinidade de semáforos.
Depois de todo complicado reconhecimento na véspera tinha tomado uma decisão.
Um táxi para Calle Navia em La Florida 1. Foram 5 euros bem gastos, e em 10 minutos o problema resolvido!
O dia amanheceu nublado, mas a temperatura foi rapidamente aos 18 graus. Ao final da Calle Navia uma estrada secundária leva a San Lázaro de Paniceres. Os pequenos núcleos de Llampaxua e Bolquina vão subindo a Puente Gallegos. Por dois quilômetros por acostamento subindo a Venta Escamplero. Uma trilha de mata tira da estrada, e caminha-se por bosques. O ruim é a subida forte até Venta deEscamplero. Vencido Escamplero estrada rural e trilhas asturianas de mata até voltar a estrada de Premoño. O rio Nalón passa a ser companheiro de viagem na direção de Peñaflor, ora por estrada outras por caminhos e trilhas. Em Peñaflor 200 metros por estrada N-634 que exige cuidados com o tráfego. Logo um marco de pedra asturiano tira o peregrino da estrada pela direita, e por sinuoso caminho rural leva a estação da Renfe de Grado. O caminho prossegue pela N-634 que corta o povoado de Grado de início ao fim.
As fotos já estão sendo colocadas no álbum Caminho Primitivo.
http://picasaweb.google.com.br/caminhoprimitivo/Etapa1OviedoAGrado#

Um comentário:

  1. Puxa, fiquei cansada só de ler seu relato...rsss...
    Bom caminho peregrino!
    Luciana

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.