Quem sou eu

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
O primeiro contato com o “Caminho de Santiago” foi em 1994. Após quase dois anos em busca de informações mais consistentes realizei o meu primeiro caminho em junho de 1996. Após os primeiros passos continuo até hoje. Ao longo dos anos foram percorridos diversos caminhos que levam a Santiago de Compostela. Além do tradicional Caminho Francês percorrido por diversas vezes também realizei outros trajetos. Em destaque o " Caminho Aragonês" , “Caminho País Vasco Interior e da Costa”, “Caminho Cantábrico”, “ Caminho Asturiano Interior e da Costa”, “Caminho Primitivo”, “Caminho Inglês”, “Caminho Português”, “Caminho de Madrid”, “Caminho del Ebro” e “Caminho de Antonino. Tive também a oportunidade trilhar a “Ruta del Cares”, a “Islas Cies”, “Vale de Azkoa-Selva Irati”, e outras ramificações de caminhos da Galícia, Navarra e Astúrias.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Estación Astún a Canfranc Pueblo.

Uma manhã de sol onde o frio vai logo embora quando subo além da Estación Esqui de Astún. O que pretendia fazer um pouco acima de Astún não será possível, pois mais uma vez me deparo com aquelas enormes máquinas todo terreno subindo como formigas para instalação de novas plataformas de Telesillas.
Proibido el paso para todos os lados. Mesmo assim subo em uma na direção de Font de agua. Realmemte uma água cristalina e bem gelada. Nada mais resta que descer na direção de Puerto Somport e iniciar o caminho aragonês pelas trilhas de Candanchú e Canfranc Estación. Para surpresa existe uma trilha que passa pela montanha e vai a Canfranc Estación. No meio da trilha antiga encontrei um casal morador da região que me induziu seguir à esquerda e não à direita como estava a sinalização da seta amarela do Caminho Santiago. Levaram-me até certo ponto e recomendaram sempre não se afastar do rio aragón correndo à direita. trata-se da GR 65,3 que cobre partes do CS. Mais adiante começaram a surgir setas amarelas, e realmente o caminho é mais bonito e longe da estrada. Basta ficar atento pois existem outras trilhas de montanha que retornam aos pirineus. Em Canfranc Estación a velha estação está em obras mas o trem de Zaragoza está chegando em uma pequena plataforma construida pela ADIF. E continua também a conexão de onibus frances de Canfranc Estación a Olorons Saint Marie para quem pretende seguir a Lourdes, com baldeação em Pau.
Sigo a Canfranc Pueblo depois de cruzar o túnel de Somport, e retornando a trilha que continua pela montanha e chega na cachoeira de Canfranc. A cachoeira de Canfranc existe! Tirei algumas fotos e fiz meu lanche por lá. Com o calor deu até para molhar as pés, mas a água geladíssima. Em Canfranc Pueblo encerrei o dia, pois o Jacabus amarelo passa as 16.21 h e o próximo só as 20.51. Estou indo de volta para a base de Jaca e amanhã retorno a Canfranc.
Abs a todos.
Manoel direto de Jaca.

Um comentário:

  1. Que saudades do Caminho... Por que preferiu ficar em Jaca??? Luciana

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.