Quem sou eu

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
O primeiro contato com o “Caminho de Santiago” foi em 1994. Após quase dois anos em busca de informações mais consistentes realizei o meu primeiro caminho em junho de 1996. Após os primeiros passos continuo até hoje. Ao longo dos anos foram percorridos diversos caminhos que levam a Santiago de Compostela. Além do tradicional Caminho Francês percorrido por diversas vezes também realizei outros trajetos. Em destaque o " Caminho Aragonês" , “Caminho País Vasco Interior e da Costa”, “Caminho Cantábrico”, “ Caminho Asturiano Interior e da Costa”, “Caminho Primitivo”, “Caminho Inglês”, “Caminho Português”, “Caminho de Madrid”, “Caminho del Ebro” e “Caminho de Antonino. Tive também a oportunidade trilhar a “Ruta del Cares”, a “Islas Cies”, “Vale de Azkoa-Selva Irati”, e outras ramificações de caminhos da Galícia, Navarra e Astúrias.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Caminho San Juan de La Peña - Jaca a San Juan de La Peña.

Saindo de Jaca pela puente San Miguel até puente Gaz não existe nenhuma dificuldade por caminhos de terra da GR 65.3 por fora da cidade até a puente Gaz.
Logo após a ponte à esqerda da estrada uma placa de madeira indica a direção da GR 65.3.2 na direção de Atarés.
Um caminho de montanha com trilhas pequenas e de aclive forte. Uma duríssima caminhada que poderíamos comparar com tres Cebreiros.
Tem que ter paciência e muita atenção por onde se anda. Está bem marcada mas exige cuidados em algumas mudanças bruscas de direção dentro da mata.
O povoado de Atarés possui 46 habitantes, e sem possibilidade de apoio logístico.
A segunda parte de Atarés a San Juan de La Peña é mais difícil ainda por aclives fortes, barrancos e muitas pedras soltas. Pela comparação daria uns 5 Cebreiros.
As trilhas são estreitas mas bem marcadas. Possui muitas áreas de bosques e se caminha a sombra. São trilhas pouco usadas e limpas. Não se vê nada de detritos. Um paraíso selvagem de silêncio absoluto.
As fotos de Atarés já estão no álbum Picasa Astun Astur 2010.
As de Atarés a San Juan de La Peña depende da velocidade do 3G na área.
Abs, Manoel Brasília.

2 comentários:

  1. E vou acompanhando sua caminhada... Um abraço e bom caminho! Luciana

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Luciana. Até agora está tudo bem. Abs, Manoel

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.