Quem sou eu

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
O primeiro contato com o “Caminho de Santiago” foi em 1994. Após quase dois anos em busca de informações mais consistentes realizei o meu primeiro caminho em junho de 1996. Após os primeiros passos continuo até hoje. Ao longo dos anos foram percorridos diversos caminhos que levam a Santiago de Compostela. Além do tradicional Caminho Francês percorrido por diversas vezes também realizei outros trajetos. Em destaque o " Caminho Aragonês" , “Caminho País Vasco Interior e da Costa”, “Caminho Cantábrico”, “ Caminho Asturiano Interior e da Costa”, “Caminho Primitivo”, “Caminho Inglês”, “Caminho Português”, “Caminho de Madrid”, “Caminho del Ebro” e “Caminho de Antonino. Tive também a oportunidade trilhar a “Ruta del Cares”, a “Islas Cies”, “Vale de Azkoa-Selva Irati”, e outras ramificações de caminhos da Galícia, Navarra e Astúrias.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Caminho Aragonês:Artieda a Undués de Lerda.

Trilha de bosques a ruínas de Ruesta.
Apesar do prognóstico de chuva o tempo amanheceu apenas nublado. Após o café da manhã bem cedo é pé na estrada.
Inicialmente uma descida leve de Artieda até região de Cinco Villas. O caminho prossegue por estrada secundária sem movimento e com vistas do Embalse Yesa.
Logo a seguir uma maldade. Para tirar o peregrino de uma estrada sem movimento uma trilha de aclive forte e empedrada que sobe um monte, e retorna a mesma estrada 100 metros a frente. Uma grande idéia estúpida. A próxima trilha à direita da estrada realmente procede e conduz o peregrino por uma trilha de bosques até as ruínas de Ruesta. Após Ruesta iniciam os longos aclives incessantes até vencer a montanha que circunda o Embalse Yesa. Acredito ser o aclive mais constante e longo de todos os caminhos. O grau de dificuldade supera Saint Jean Pied de Port tão mais comentado. É claro que chegando ao topo vamos iniciar uma longa e demorada descida a Undués de Lerda que não chega nunca. Ao final surge no topo de um morro Undués de Lerda. E continua a descida, e mais a frente vemos a subida para entrar no recinto da cidade por uma calzada romana que castiga bastante após quase 7 horas de caminhada.
Estão no caminho hoje um casal de mexicanos e uma japonesa. Fazendo com apoio de carro 4 francesas, e um senhor que caminha de calça e camisa social de manga comprida, e uma pequena mochila. Só falta a gravata!

Um comentário:

  1. Leio seu relato e volto 7 anos no tempo... saudades do meu caminho! Um abraço e bom caminho!!! Luciana

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.