Quem sou eu

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
O primeiro contato com o “Caminho de Santiago” foi em 1994. Após quase dois anos em busca de informações mais consistentes realizei o meu primeiro caminho em junho de 1996. Após os primeiros passos continuo até hoje. Ao longo dos anos foram percorridos diversos caminhos que levam a Santiago de Compostela. Além do tradicional Caminho Francês percorrido por diversas vezes também realizei outros trajetos. Em destaque o " Caminho Aragonês" , “Caminho País Vasco Interior e da Costa”, “Caminho Cantábrico”, “ Caminho Asturiano Interior e da Costa”, “Caminho Primitivo”, “Caminho Inglês”, “Caminho Português”, “Caminho de Madrid”, “Caminho del Ebro” e “Caminho de Antonino. Tive também a oportunidade trilhar a “Ruta del Cares”, a “Islas Cies”, “Vale de Azkoa-Selva Irati”, e outras ramificações de caminhos da Galícia, Navarra e Astúrias.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Caminho Aragonês /Castiello Jaca e Atarés

Puente de San Miguel de Jaca é uma referência para quem pretende sair de Jaca pelo caminho marcado pela GR65.3. A saída de Jaca está sinalizando o caminho de Santiago pela estrada N-240. A puente San Miguel é imperdível.
Pela manhã um caminho curto de Castiello de Jaca para Jaca, e na parte da tarde caminhos por opções de chegar a San Juan de La Peña.
Sem muitas alterações quando passei por aqui em 2000 e 2001. O caminho seguindo o rio Aragón está mais amplo e o rio numa secura que reduz o leito, e seca as margens.
Uma nova ponte evita vadear o rio. Mas que rio? Dá para seguir pelas pedras com facilidade. Não existe necessidade de caminhar pela estrada até Jaca.
Na parte da tarde estive na Puente San Miguel, e de lá uma alternativa antiga por fora da cidade até entrada da puente Gas que ramifica a Santa Cilia de Jaca, ou sobe pela GR65.3.2 a Atarés e San Juan de La Peña.
Ver mais fotos no Picasa Astun Astur 2010.
Manoel Brasília.

2 comentários:

  1. Muito bom ir acompanhando sua caminhada... vou tentando refazer as etapas pelas lembranças do meu caminho em 2003... Parece que você está seguindo seu planejamento.... vou torcendo para que tudo dê certo! Bom caminho! Luciana

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciana. Os planos até agora estão quase perfeitos. Só a parte mais acima de Astún ficou prejudicada pelas obras na região.
    Abs, Manoel

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.