Quem sou eu

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
O primeiro contato com o “Caminho de Santiago” foi em 1994. Após quase dois anos em busca de informações mais consistentes realizei o meu primeiro caminho em junho de 1996. Após os primeiros passos continuo até hoje. Ao longo dos anos foram percorridos diversos caminhos que levam a Santiago de Compostela. Além do tradicional Caminho Francês percorrido por diversas vezes também realizei outros trajetos. Em destaque o " Caminho Aragonês" , “Caminho País Vasco Interior e da Costa”, “Caminho Cantábrico”, “ Caminho Asturiano Interior e da Costa”, “Caminho Primitivo”, “Caminho Inglês”, “Caminho Português”, “Caminho de Madrid”, “Caminho del Ebro” e “Caminho de Antonino. Tive também a oportunidade trilhar a “Ruta del Cares”, a “Islas Cies”, “Vale de Azkoa-Selva Irati”, e outras ramificações de caminhos da Galícia, Navarra e Astúrias.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Caminho Aragonês - Uma antiga rota pela Foz de Lumbier.

Não faz tanto tempo assim que o caminho aragonês tinha passagem quase que obrigatória pela Foz de Lumbier, e mesmo com o desmoronamento da puente romana chamada de Puente Jesús, e também puente del diablo uma outra atração era passagem pelo dois túneis escavados na rocha ao lado do desfiladeiro do rio Irati.
Para percorrer o antigo caminho é necessário estar munido de uma boa lanterna para cruzar os 175 metros em curva do primeiro túnel. No segundo túnel quando a escuridão total toma conta do ambiente já vemos uma pequena luz ao final.
É um dos trechos mais bonitos do caminho aragonês que caiu no esquecimento.
Os novos guias sinalizam na direção de Rocaforte e Alto de Aibar que apesar da monotonia é mais curto.
Pretendo agora em 2010 percorrer a antiga trilha que de Liédena cruza a Foz de Lumbier na direção de Nardués e Aldunate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.