Quem sou eu

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
O primeiro contato com o “Caminho de Santiago” foi em 1994. Após quase dois anos em busca de informações mais consistentes realizei o meu primeiro caminho em junho de 1996. Após os primeiros passos continuo até hoje. Ao longo dos anos foram percorridos diversos caminhos que levam a Santiago de Compostela. Além do tradicional Caminho Francês percorrido por diversas vezes também realizei outros trajetos. Em destaque o " Caminho Aragonês" , “Caminho País Vasco Interior e da Costa”, “Caminho Cantábrico”, “ Caminho Asturiano Interior e da Costa”, “Caminho Primitivo”, “Caminho Inglês”, “Caminho Português”, “Caminho de Madrid”, “Caminho del Ebro” e “Caminho de Antonino. Tive também a oportunidade trilhar a “Ruta del Cares”, a “Islas Cies”, “Vale de Azkoa-Selva Irati”, e outras ramificações de caminhos da Galícia, Navarra e Astúrias.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Caminho Aragonês – Rota alternativa ao Monastério de San Juan de La Peña.

Mapa de Jaca a San Juan de La Peña
Uma das rotas alternativas pouco percorridas a pé no Pirineus Aragonês é a que conduz ao Monastério de San Juan de La Peña.
O Caminho de Santiago Aragonês, após Jaca segue na direção de Santa Cília de Jaca, Puente de La Reina de Jaca e Albergue de Arrés.
Aproximadamente a 5,6 kms de Jaca ao lado esquerdo da N-240 surge a ponte sobre o rio do Gás.
É o ponto de referência para abandonar o Caminho de Santiago que segue pela GR 65-3, e pegar ao lado esquerdo da estrada a GR 65.3.2 que conduz ao povoado de Atarés, e depois a San Juan de La Peña.
É uma subida lenta e difícil durante grande parte do percurso, mas vale a pena pelas vistas do Valle da Jacetania, Peña Oroel, Canal de Berdun e Jaca.
O Sendero da GR 65.3.2 após Jaca desce na direção de Santa Cruz de La Serós e Binacua, e retornando ao Caminho de Santiago em Santa Cilia de Jaca.
A distância aproximada de Jaca ao Monastério San Juan de La Peña é de 25,5 kms e o tempo gasto em torno de 07.00 horas.
A distância aproximada do Monastério de San Juan de La Peña a Santa Cilia de Jaca é de 13 quilômetros, e o tempo gasto aproximado de 03.30 horas.
Agora no mês de setembro pretendo percorrer alguns senderos aragoneses da Estación de Astún e descendo pelo caminho aragonês na direção de Jaca, e subindo a San Juan de La Peña.
As informações do estado atual da GR 65.3.2 são escassas, mas compensa verificar para repasse aos futuros peregrinos de San Juan de La Peña.
Mapa de San Juan de La Peña a Santa Cilia de Jaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.