Emissão da Credencial Oficial do Peregrino de Santiago.

O "Grupo Peregrino da Paz - Caminho Santiago Brasília" está autorizado pelo centro de acolhida do peregrino da catedral de Santiago de Compostela a emitir a "credencial do peregrino". Ela é emitida aqui mesmo em Brasília gratuitamente.

As pessoas interessadas em informações atualizadas do Caminho Santiago, tais como planilhas, listas de albergues e hospedagens, perguntas mais frequentes, e informações básicas entre em contato através e-mail: manoelbrasilia@gmail.com

Quem sou eu

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
O primeiro contato com o “Caminho de Santiago” foi em 1994. Após quase dois anos em busca de informações mais consistentes realizei o meu primeiro caminho em junho de 1996. Após os primeiros passos continuo até hoje. Ao longo dos anos foram percorridos diversos caminhos que levam a Santiago de Compostela. Além do tradicional Caminho Francês percorrido por diversas vezes também realizei outros trajetos. Em destaque o " Caminho Aragonês" , “Caminho País Vasco Interior e da Costa”, “Caminho Cantábrico”, “ Caminho Asturiano Interior e da Costa”, “Caminho Primitivo”, “Caminho Inglês”, “Caminho Português”, “Caminho de Madrid”, “Caminho del Ebro” e “Caminho de Antonino. Tive também a oportunidade trilhar a “Ruta del Cares”, a “Islas Cies”, “Vale de Azkoa-Selva Irati”, e outras ramificações de caminhos da Galícia, Navarra e Astúrias.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Caminho de Finisterra - Etapa 1

Local de início do Caminho de Finisterra - Carballeira de San Lorenzo.

Etapa 1: Santiago de Compostela a Negreira.
Distância aproximada: 21,3 quilômetros.

O caminho de Finisterra começa na chegada do peregrino a Plaza Del Obradoiro.
Após subir as escadas do arco de pedra que dá acesso a Plaza Del Obradoiro é seguir em frente ao lado do Hotel de Los Reyes Católicos e descer as escadarias em direção a Rúa das Hortas.
O caminho prossegue sinalizado com setas amarelas pela Rúa Poza de Bar chegando logo a Carballeira de San Lorenzo onde se encontra o primeiro marco de pedra com a sinalização do Caminho de Finisterra-Muxia.
Cruzando a Carballeira de San Lorenzo logo aparece uma pista asfaltada, a Rua do Cano que desce até a Puente Sarela onde aparece a primeira trilha.
Uma trilha agradável na direção de Sarela de Baixo que chega à estrada de Vidan onde se avista ao longe a Catedral de Santiago.
Por caminhos rurais, pistas asfaltadas e trilhas o caminho passa por Carballal e Quintáns sem dificuldades.
Após Quintáns algumas subidas na direção do Alto do Vento, e depois de passar nas regiões de Ventosa, Lombao e Augapesada a outra subida ao Alto do Mar de Ovellas.
Os aclives são médios e sem muita dificuldade.
As trilhas em bom estado, e na época da chuva alguns trechos alagados e com lama.
Após os dois altos com ambiente de trilhas, caminhos e asfalto passando por Trasmonte e Burgueiros se chega a Ponte Maceira.
Após Ponte Maceira um caminho agradável as margens do rio Tambre conduz a Barca e Chancela.
Um caminho asfaltado paralelo a estrada principal conduz o peregrino ao centro de Negreira de frente ao monumento ao peregrino.
O albergue de peregrino fica a 1 quilômetro na saída do caminho na direção de Zás, e está bem sinalizado.
Fotos da etapa em:

http://picasaweb.google.com.br/caminhosantiagofrances/Etapa31SantiagoDeCompostelaANegreira#

2 comentários:

  1. Manoel,

    Essa etapa está muito bem documentada fotograficamente. As fotos estão lindas! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Para além da organização do trabalho, gostei das fotos.
    Foi um prazer saltar de uma para outra... qual delas a mais curiosa!!!
    Marbelha

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.