Emissão da Credencial Oficial do Peregrino de Santiago.

O "Grupo Peregrino da Paz - Caminho Santiago Brasília" está autorizado pelo centro de acolhida do peregrino da catedral de Santiago de Compostela a emitir a "credencial do peregrino". Ela é emitida aqui mesmo em Brasília gratuitamente.

As pessoas interessadas em informações atualizadas do Caminho Santiago, tais como planilhas, listas de albergues e hospedagens, perguntas mais frequentes, e informações básicas entre em contato através e-mail: manoelbrasilia@gmail.com

Quem sou eu

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
O primeiro contato com o “Caminho de Santiago” foi em 1994. Após quase dois anos em busca de informações mais consistentes realizei o meu primeiro caminho em junho de 1996. Após os primeiros passos continuo até hoje. Ao longo dos anos foram percorridos diversos caminhos que levam a Santiago de Compostela. Além do tradicional Caminho Francês percorrido por diversas vezes também realizei outros trajetos. Em destaque o " Caminho Aragonês" , “Caminho País Vasco Interior e da Costa”, “Caminho Cantábrico”, “ Caminho Asturiano Interior e da Costa”, “Caminho Primitivo”, “Caminho Inglês”, “Caminho Português”, “Caminho de Madrid”, “Caminho del Ebro” e “Caminho de Antonino. Tive também a oportunidade trilhar a “Ruta del Cares”, a “Islas Cies”, “Vale de Azkoa-Selva Irati”, e outras ramificações de caminhos da Galícia, Navarra e Astúrias.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Cacabelos a La Portela de Valcarce.

Como previsto as temperaturas foram a zero graus na madrugada e o céu amanheceu fechado com cerração. Na saída de Cacabelos a ponte sobre o rio Cua congelou! Foi um sufoco pois a pista fica escorregadia e ao segurar a grade da ponte para apoio a mão também escorregava, mas com paciência e cuidado se consegue vencer os obstáculos. A subida pelo acostamento da LE-713 na direção de Pieros foi com alguns deslizes para você ficar mais esperto. Aos poucos a cerração vai sumindo e o sol começa aparecer timidamente elevando a temperatura para os 5 graus. Vencida a longa subida de Pieros continuo pela estrada na direção de Vantuile de Arriba até o Km 13 da LE-713 para entrar na trilha de Villafranca del Bierzo. As trilhas estão firmes e os detalhes são as videiras transformadas em galhos retorcidos, e nem parece que no futuro colheremos frutos para o nosso vinho de cada dia. Uma visita a Iglésia de Santiago, e depois passagem pela Calle del Agua onde residiu o famoso inquisidor Torquemada, e saindo de Villafranca del Bierzo na direção do andadero do rio Valcarce, o meu rio preferido do caminho de Santiago. O sol saiu em definitivo e na chegada ao povoado de Pereje a temperatura está em torno de 9 graus, e ideal para uma boa caminhada. E sempre margeando o rio Valcarce pelo andadero da antiga N-VI chegamos ao povoado de Trabadelo, e depois na direção de La Portela de Valcarce. Estou praticamente na entrada para a subida do Cebreiro amanhã. Não tem outra previsão que não seja cota de neve abaixo de 500 metros para amanhã. Vamos aguardar!
Manoel Brasília.
Direto de La Portela de Valcarce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.