Emissão da Credencial Oficial do Peregrino de Santiago.

O "Grupo Peregrino da Paz - Caminho Santiago Brasília" está autorizado pelo centro de acolhida do peregrino da catedral de Santiago de Compostela a emitir a "credencial do peregrino". Ela é emitida aqui mesmo em Brasília gratuitamente.

As pessoas interessadas em informações atualizadas do Caminho Santiago, tais como planilhas, listas de albergues e hospedagens, perguntas mais frequentes, e informações básicas entre em contato através e-mail: manoelbrasilia@gmail.com

Quem sou eu

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
O primeiro contato com o “Caminho de Santiago” foi em 1994. Após quase dois anos em busca de informações mais consistentes realizei o meu primeiro caminho em junho de 1996. Após os primeiros passos continuo até hoje. Ao longo dos anos foram percorridos diversos caminhos que levam a Santiago de Compostela. Além do tradicional Caminho Francês percorrido por diversas vezes também realizei outros trajetos. Em destaque o " Caminho Aragonês" , “Caminho País Vasco Interior e da Costa”, “Caminho Cantábrico”, “ Caminho Asturiano Interior e da Costa”, “Caminho Primitivo”, “Caminho Inglês”, “Caminho Português”, “Caminho de Madrid”, “Caminho del Ebro” e “Caminho de Antonino. Tive também a oportunidade trilhar a “Ruta del Cares”, a “Islas Cies”, “Vale de Azkoa-Selva Irati”, e outras ramificações de caminhos da Galícia, Navarra e Astúrias.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Os Tipos de Caminho a Santiago de Compostela.

A grande preocupação do peregrino é o calçado, mas passa sem muitos comentários os tipos de terreno ao longo das etapas percorridas.
Na próxima reunião do nosso grupo de Brasília o assunto será enfocado.
Ao longo dos anos a logística peregrina tem mudado bastante, e a peregrinação torna-se mais fácil no quesito específico do caminhar.
E como conseqüência surge outras dificuldades em virtude do aumento de peregrinos a Santiago de Compostela, porém vamos deixar esse assunto para depois.
O caminho de Santiago tradicional é o chamado de francês, e o mais percorrido por todos.
A sua distância de Saint Jean Pied de Port a Santiago de Compostela está estimada em torno dos 800 quilômetros.
Dos 800 quilômetros percorridos na atualidade, 34 % são realizados no asfalto, 51 % em caminhos de terra batida em boas condições, e somente 15 % de trilhas classificáveis em fáceis, medianas e difíceis.
Seriam classificadas de difíceis as pedregosas e as montanhosas que não passariam dos 5 %.
Pois bem, devemos refletir no uso do calçado, no vestuário a ser utilizado e no plano de etapas a ser elaborado de acordo com os dias disponíveis para o intento de cada um.
É certo que alguns preferem e induzem outros, para que seja uma caminhada sem planos definidos, e que Santiaguinho vai ajudar, e que tudo será para seu crescimento espiritual.
Ao final podemos afirmar que fica a critério de cada um a melhor escolha.

Manoel Brasília.
Grupo Peregrinos da Paz - Caminho Santiago
Em Brasília emitimos a Credencial oficial do peregrino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.