Emissão da Credencial Oficial do Peregrino de Santiago.

O "Grupo Peregrino da Paz - Caminho Santiago Brasília" está autorizado pelo centro de acolhida do peregrino da catedral de Santiago de Compostela a emitir a "credencial do peregrino". Ela é emitida aqui mesmo em Brasília gratuitamente.

As pessoas interessadas em informações atualizadas do Caminho Santiago, tais como planilhas, listas de albergues e hospedagens, perguntas mais frequentes, e informações básicas entre em contato através e-mail: manoelbrasilia@gmail.com

Quem sou eu

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
O primeiro contato com o “Caminho de Santiago” foi em 1994. Após quase dois anos em busca de informações mais consistentes realizei o meu primeiro caminho em junho de 1996. Após os primeiros passos continuo até hoje. Ao longo dos anos foram percorridos diversos caminhos que levam a Santiago de Compostela. Além do tradicional Caminho Francês percorrido por diversas vezes também realizei outros trajetos. Em destaque o " Caminho Aragonês" , “Caminho País Vasco Interior e da Costa”, “Caminho Cantábrico”, “ Caminho Asturiano Interior e da Costa”, “Caminho Primitivo”, “Caminho Inglês”, “Caminho Português”, “Caminho de Madrid”, “Caminho del Ebro” e “Caminho de Antonino. Tive também a oportunidade trilhar a “Ruta del Cares”, a “Islas Cies”, “Vale de Azkoa-Selva Irati”, e outras ramificações de caminhos da Galícia, Navarra e Astúrias.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Perguntas mais frequentes do Caminho de Santiago ( XVII )

Qual o horário aproximado mais indicado para o início da etapa diária?

Sempre que possível logo que tenha claridade suficiente de identificar a sinalização.

É possível caminhar à noite?
Em tempo bom, com céu claro (noites de luar), e trechos amplos e conhecidos é possível. Aumenta o risco de se perder, e o encontro de um cão de guarda mais afoito em alguma chácara ou galpão.

Existe a possibilidade durante a caminhada de paradas para lanche e almoço?

Depende do costume de cada um.
Normalmente as paradas são para descanso e lanche.
Alguns optam em dividir a etapa em duas com a parada para almoço, mas é raro.

O que se leva de lanche na mochila? E de água?

Cada um leva um tipo de lanche a seu gosto.
Normalmente um sanduíche de queijo, uma fruta, barra de chocolate ou pequenos bolos chamados de madalenas.
A água depende do tamanho da etapa e do nº. de pontos de apoio.
Média de 1 a 2 litros.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. a comida cada um deve levar o que gosta, eu sou ovo-lacto-vegetariano normalmente como pouco em viagem mas tomo grandes pequenos almoços.
    A nível de agua normalmente viajo com 3 a 4 litros mas eu vou de bicicleta e os meus alforges tem um lugar próprio para agua.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.