Emissão da Credencial Oficial do Peregrino de Santiago.

O "Grupo Peregrino da Paz - Caminho Santiago Brasília" está autorizado pelo centro de acolhida do peregrino da catedral de Santiago de Compostela a emitir a "credencial do peregrino". Ela é emitida aqui mesmo em Brasília gratuitamente.

As pessoas interessadas em informações atualizadas do Caminho Santiago, tais como planilhas, listas de albergues e hospedagens, perguntas mais frequentes, e informações básicas entre em contato através e-mail: manoelbrasilia@gmail.com

Quem sou eu

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
O primeiro contato com o “Caminho de Santiago” foi em 1994. Após quase dois anos em busca de informações mais consistentes realizei o meu primeiro caminho em junho de 1996. Após os primeiros passos continuo até hoje. Ao longo dos anos foram percorridos diversos caminhos que levam a Santiago de Compostela. Além do tradicional Caminho Francês percorrido por diversas vezes também realizei outros trajetos. Em destaque o " Caminho Aragonês" , “Caminho País Vasco Interior e da Costa”, “Caminho Cantábrico”, “ Caminho Asturiano Interior e da Costa”, “Caminho Primitivo”, “Caminho Inglês”, “Caminho Português”, “Caminho de Madrid”, “Caminho del Ebro” e “Caminho de Antonino. Tive também a oportunidade trilhar a “Ruta del Cares”, a “Islas Cies”, “Vale de Azkoa-Selva Irati”, e outras ramificações de caminhos da Galícia, Navarra e Astúrias.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Perguntas mais frequentes do Caminho de Santiago ( XIV )

Como funciona na prática a lavagem e secagem da roupa?

Primeiramente vai depender da época. Com sol e calor as coisas ficam mais fáceis. Se a chegada no albergue é com chuva complica, pois além da demora para secar o espaço físico para pendurar a roupa fica reduzido. Alguns albergues possuem secadoras de roupas que funcionam com moedas e outros tanques comuns.
Quando existem muitos peregrinos a fila é inevitável. É um exercício de paciência, pois a demora às vezes é grande.
Quando a roupa não seca cada um inventa um meio de carregar por fora da mochila na caminhada do dia seguinte.
Daí a necessidade de sempre levar no mínimo um conjunto de reserva de roupas, e mais de dois pares de meia.

Qual é o horário de funcionamento de bares e restaurantes ao longo do caminho?

O horário de funcionamento dos bares é crítico pela manhã, pois alguns bares só abrem após as 10.00 horas da manhã.
Atualmente alguns estão abrindo cedo.
É bom sempre perguntar ao dono do estabelecimento a que hora vai abrir no dia seguinte.
Em certos locais abrem bem cedo (6.30/7.00 horas) por causa do café da manhã dos peregrinos.
O almoço normalmente entre 14.00/15.00 horas e o jantar 20.00/22.00 horas.

4 comentários:

  1. Relação a comida, eu como vou fazer o caminho de bicicleta, vou levar o material que já estou habituado a levar e inclui fogão.
    Mas falando dos albergues 3 perguntas.
    Eu sei que as pessoas que viajam de bicicleta não são prioritárias na entrada dos mesmos.
    Por esse motivo pergunto-te posso acampar com uma tenda e ire tomar banho ao albergue?
    Sabes se existe uma listagem de todos os albergues do caminho Francês ?
    E já agora qual dos caminhos é o mais bonito o Francês ou o do Norte ?

    ResponderExcluir
  2. Olá peregrino.
    A prioridade do peregrino a pé sobre o de bike é norma nos albergues públicos. Nos albergues privados podes até fazer a sua reserva. Quanto acampar e utilizar os serviços do albergue será difícil, pois normalmente não é permitido. Vai depender do hospitaleiro. Posso te enviar a apostila de Brasília que possui a lista de albergues. Passe um e-mail para mim. manoelbrasilia@terra.com.br
    Todos os caminhos são bonitos. O caminho do norte é um caminho pouco percorrido e com mais trilhas e bosques. O caminho francês mais tradicional e mais aconselhado para quem vai a primeira vez.
    []s Manoel Brasília.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado mais uma vez pelas dicas
    o meu email é
    trocaletras@portugalmail.pt

    ResponderExcluir
  4. OFERTA DE EMPRÉSTIMO GRATUITA
    Você, infelizmente, têm se recusado para empréstimos a bancos fecham para várias causas. Você é especial, honesto e de bom caráter. Você tem uma renda que pode ajudá-lo com seus pagamentos mensais ocorrem, mais preocupações que eu sou especial com um capital de cerca de 750,000 euro que eu quero oferecer-lhe como um empréstimo reembolsável por um período máximo de 20 anos a uma taxa de 1%, dependendo da quantidade requerida e a duração da remboursement.La fornecer algumas peças são necessárias. ivano_pedro@yahoo.com

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.