Quem sou eu

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
O primeiro contato com o “Caminho de Santiago” foi em 1994. Após quase dois anos em busca de informações mais consistentes realizei o meu primeiro caminho em junho de 1996. Após os primeiros passos continuo até hoje. Ao longo dos anos foram percorridos diversos caminhos que levam a Santiago de Compostela. Além do tradicional Caminho Francês percorrido por diversas vezes também realizei outros trajetos. Em destaque o " Caminho Aragonês" , “Caminho País Vasco Interior e da Costa”, “Caminho Cantábrico”, “ Caminho Asturiano Interior e da Costa”, “Caminho Primitivo”, “Caminho Inglês”, “Caminho Português”, “Caminho de Madrid”, “Caminho del Ebro” e “Caminho de Antonino. Tive também a oportunidade trilhar a “Ruta del Cares”, a “Islas Cies”, “Vale de Azkoa-Selva Irati”, e outras ramificações de caminhos da Galícia, Navarra e Astúrias.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Perguntas mais frequentes do Caminho de Santiago ( XII )

Existe alguma dificuldade de utilização da moeda local?
A moeda utilizada é o euro. Convém levar em média 800 euros em espécie. Os caixas eletrônicos permitem saques diretos em sua conta corrente com cartão internacional.
O cartão de bandeira Visa ou Mastercard possuem melhor receptividade.
Para justificação de meios econômicos na aduana espanhola levar a última fatura de todos seus cartões de créditos internacionais a serem utilizados. Levar fatura original.

Como é a passagem pela fronteira entre a França e a Espanha?
A fronteira entre Saint Jean Pied de Port e a Comunidade de Navarra na Espanha para chegar a Roncesvalles é de livre transito.
O passaporte só é apresentado na Aduana quando se entra no país.
É muito raro algum guarda ou autoridade exigir o passaporte durante o caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.