Quem sou eu

Minha foto
Brasília, Distrito Federal, Brazil
O primeiro contato com o “Caminho de Santiago” foi em 1994. Após quase dois anos em busca de informações mais consistentes realizei o meu primeiro caminho em junho de 1996. Após os primeiros passos continuo até hoje. Ao longo dos anos foram percorridos diversos caminhos que levam a Santiago de Compostela. Além do tradicional Caminho Francês percorrido por diversas vezes também realizei outros trajetos. Em destaque o " Caminho Aragonês" , “Caminho País Vasco Interior e da Costa”, “Caminho Cantábrico”, “ Caminho Asturiano Interior e da Costa”, “Caminho Primitivo”, “Caminho Inglês”, “Caminho Português”, “Caminho de Madrid”, “Caminho del Ebro” e “Caminho de Antonino. Tive também a oportunidade trilhar a “Ruta del Cares”, a “Islas Cies”, “Vale de Azkoa-Selva Irati”, e outras ramificações de caminhos da Galícia, Navarra e Astúrias.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Perguntas mais frequentes do Caminho de Santiago ( XI )

Qual o tipo de mochila ideal para o caminho de Santiago?
O tamanho da mochila vai depender do que se pretende levar. Quanto maior a mochila maior a tendência de levar mais coisas. Em média 35 a 40 litros para mulheres, e 40 a 50 litros para os homens. A mochila para longas caminhadas tem que possuir a barrigueira que distribui o maior peso na cintura e não sobrecarrega os ombros.

O uso do cajado é obrigatório?
O cajado é um símbolo do peregrino. Costuma se dizer que é a sua terceira perna. Um grande apoio nas descidas e lugares com muitas pedras ou lama. Vai depender da adaptação de cada um. A grande maioria o utiliza.

O uso de botas de trecking é indispensável?
É um assunto polêmico. Cada um deve escolher o que mais se adapta ao seu pé. Tem pessoas que apresentam grande dificuldade de caminhar com botas. Já existem tênis de boa qualidade com solado idêntico das botas.
Os defensores ardorosos das botas falam que os tênis não resistem às trilhas.
Tudo bem, em quase 800 quilômetros de caminho somente 14% são de trilhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.